Destaques das assessorias : Alagoas marca presença em simpósio internacional de gestão ambiental e controle de contas públicas

logotchuk

Informa :

 

Alagoas marca presença em simpósio internacional de gestão ambiental e controle de contas públicas 

–  Estudante da FECOM é finalista do Desafio Sebrae  

Delegação de alunos/atletas que representará Alagoas em Goiânia se reúne nesta sexta-feira

Ano Internacional da Biodiversidade

 

Alagoas marca presença em simpósio internacional de gestão ambiental e controle de contas públicas

“Hoje foi dado um passo no caminho da humanidade: vocês fizeram história e o mundo vai se lembrar desse dia”. A afirmação do diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Bakary Kante, encerrou o I Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB).

O evento reuniu 900 pessoas e alguns dos maiores especialistas nessa área na última semana em pleno coração da floresta amazônica. Quatro dos seis conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas participaram do simpósio: o Presidente e o Vice-Presidente do TCE-AL, respectivamente os Conselheiros Isnaldo Bulhões e Otávio Lessa, o Corregedor do TCE-AL, Conselheiro Luiz Eustáquio Toledo, e o Diretor da Escola de Contas do TCE-AL, o Conselheiro Cícero Amélio da Silva.

O presidente do Instituto Rui Barbosa, Severiano Costandrade, ressaltou a quantidade e a qualidade dos painéis e das oficinas. “Foi uma excepcional contribuição aos membros e técnicos das Cortes de Contas. Depois desse Simpósio, tenho certeza deque as questões ambientais serão tratadas com muito mais cuidado nos Tribunais”, comentou.

Entre os palestrantes, estava o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell. Campbell salientou que a lei visa inibir os crimes ambientais, já que “os danos à natureza, na maioria das vezes, são irreversíveis”. E alertou: ”nós podemos até caçar os direitos políticos do cidadão, podemos levar uma empresa à bancarrota. A punição vai além da multa”, disse.

As conclusões do simpósio estão contidas na Carta da Amazônia, lida no fim do evento. O documento resume os compromissos assumidos pelas cortes de contas brasileiras em relação ao meio ambiente e poderá ser uma contribuição para a agenda da Conferência Internacional do Meio Ambiente, marcada para 2012, no Rio de Janeiro.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e idealizador do evento, Júlio Pinheiro, a Carta da Amazônia é um marco importante para o Controle Externo brasileiro. “Que daqui saiam futuras práticas para a prevenção e que se acrescente, às nossas práticas, o controle ambiental efetivo para garantir uma vida melhor para as gerações futuras”.

Clique e confira a Carta da Amazônia

 

Reconhecimento

 Estudante da FECOM é finalista do Desafio Sebrae

 O aluno do curso de História, da Faculdade de Educação e Comunicação (FECOM/CESMAC), Geymeson Viana dos Santos, foi um dos finalistas do Desafio Sebrae,  jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

A coordenadora das Licenciaturas, professora Cláudia Almeida, irá repassar o certificado de participação do aluno em uma solenidade na reitoria da IES, marcada para os próximos dias. “Recebemos, eu e o professor Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do CESMAC, a medalha e placa que parabeniza a instituição pela participação no evento. Estamos resolvendo, em reunião, uma data para entregarmos oficialmente ao estudante”, disse a professora.

 

Olimpíadas Escolares/2010

Delegação de alunos/atletas que representará Alagoas em Goiânia se reúne nesta sexta-feira

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Diretora de Desporto Escolar, Professora Maria Luíza Oliveira, convida para uma reunião nesta sexta-feira (26), às 11h, no auditório da secretaria, todos os integrantes da delegação alagoana que vão participar das Olimpíadas Escolares 2010, para alunos/atletas de 15 a 17 anos, que serão realizadas de 3 a 12 de dezembro em Goiânia (GO).

Além dos alunos/atletas estão convidados todos os oficiais, professores/técnicos e os respectivos representantes legais (pais, mães ou parentes responsáveis). Serão discutidos na reunião informações gerais e esclarecimentos sobre as Olimpíadas Escolares 2010, em Goiânia (GO).

A delegação alagoana é composta por 179 integrantes entre alunos/atletas campeões do Jeal e comissão técnica. Eles viajam com apoio do governo de Alagoas que disponibilizou 135 passagens aéreas e o Ministério do Esporte que complementou com outras 34 passagens.

Realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e apoio do Ministério do Esporte, as Olimpíadas Escolares passaram a ser um verdadeiro incentivo à prática esportiva entre os jovens brasileiros, valorizando-os e oferecendo uma nova opção de vida para crianças e adolescentes através do esporte.

Ano Internacional da Biodiversidade

 A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.

Esta celebração é uma oportunidade para evidenciar a importância da biodiversidade para a qualidade de vida; refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes; promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.

Segundo a Unesco, com o Ano Internacional da Biodiversidade 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade.

Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes; aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos; incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade são alguns dos objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade.

 

Alinne Mirelle – 82 3315-4735/ 8804-0049

Deixe um comentário