Destaques das assessorias

Documentação do campeonato infantil teve adiamento

OAB/AL irá às comunidades falar sobre direitos humanos e pedofilia

-Papelzinho no Varal será domingo no Parque Municipal de Maceió

 

Documentação do campeonato infantil teve adiamento

Os clubes que poderão participar do 14 campeonato de futebol infantil das Comunidades de Maceió promovida pela SEMEL terão uma nova oportunidade para entregar a documentação de seus atletas. Em reunião realizada no Museu dos Esportes na quarta feira ficou determinado que os clubes faltosos possam fazer a entrega dos documentos de seus atletas até as 17 horas da próxima sexta feira. Entendendo as dificuldades que alguns clubes têm encontrado para reunir atletas, ficou acertado que as agremiações terão de inscrever um mínimo de quinze jogadores. Os organizadores do campeonato desejam que todos os inscritos possam participar. Entretanto, é necessários os representantes dos clubes façam a sua parte. O prazo adiado para entrega da documentação dos atletas na próxima sexta feira será definitiva. Quem entrega até as 17 horas participa. Os outros ficarão para o próximo campeonato.

 

OAB/AL irá às comunidades falar sobre direitos humanos e pedofilia

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) dá início na próxima quinta-feira (25/03), no Jacintinho, ao projeto “Direitos Humanos Contra Pedofilia”. Voltado principalmente para mães e professores, o projeto pretende discutir e debater casos reais de abuso e exploração sexual contra crianças, com o objetivo de conscientizar, despertar para o problema e orientar a fazer denúncias. “É uma forma que encontramos de ajudar a construir a consciência cidadã”, observa o advogado Gilberto Irineu, presidente da Comissão.

 Segundo ele, o projeto será desenvolvido quinzenalmente em diferentes bairros da periferia de Maceió, começando a partir das 14h30 desta quinta-feira, pela Escola Municipal Eulina Alencar, no Jacintinho. “Em cada momento de realização do projeto, estarão presentes membros da Comissão de Direitos Humanos, psicólogos e conselheiros tutelares, que buscarão relacionar casos abordados pelas mães e demais participantes com a realidade de abuso e exploração das crianças”, explica Irineu.

 Além do advogado Gilberto Irineu, farão palestras a psicóloga e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Leônia Tenório – que falará sobre as consequências emocionais, psicológicas, físicas e morais da pedofilia – e a conselheira tutelar Cecília Oliveira da Silva, que explicará qual o papel do Conselho na defesa da criança, além de dar orientações sobre o atendimento prestado às vítimas de abuso.

 

Papelzinho no Varal será domingo no Parque Municipal de Maceió

 Papelzinho no Varal leva poesia para crianças na tarde deste domingo (28/03), às 15h, no Viva Cultura no Parque 

 Para levar literatura também para as crianças, o projeto Papel no Varal estreia a edição infantil –o Papelzinho no Varal, neste domingo (28/03), às 15h, no Parque Municipal de Maceió, em mais uma edição do Viva Cultura no Parque. A tarde literária vai contar com a participação musical da compositora Ezra Mattivi. A entrada é gratuita e os convites estão disponíveis nas lojas Super Pizza. (Mais informações 8872.1705 e 3315.4735). 

 “Poesia / é brincar com palavras / como se brinca /com bola, papagaio, pião”. Os versos de José Paulo Paes compõe uma das dezenas de poemas que vão estar dispostos no varal de poesias dedicado especialmente para as crianças. 

 No intervalo do sarau, a educadora musical e compositora Ezra faz a canja e promete animar o público com canções tradicionais folclóricas, assim como sucessos do repertório infantil como O Pato e A Casa, de Toquinho e Vinícius de Moraes. O arranjador Janeo Amorin acompanha nos teclados. 

 Para Ricardo Cabús, idealizador do projeto, “levar poesia para crianças é um desafio que o Papel no Varal pretende enfrentar dentro do objetivo de criar um novo público para a poesia em nossa cidade. O Parque Municipal oferece um espaço propício à interação criança-poesia-natureza”. 

 SEMPMA – O Viva Cultura no Parque – promovido pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) – tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar as pessoas a aderir à preservação ambiental de forma ecoeducativa, cultural e de lazer. 
 
PARQUE MUNICIPAL – O Parque Municipal de Maceió é uma reserva de Mata Atlântica situada na parte oeste da cidade, no bairro de Bebedouro, com uma área total de 82 hectares e administrado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Com muito verde, o local é propício para caminhadas, contemplação da natureza, além de relaxamento e meditação. 
 
PAPEL NO VARAL – Em sua 11ª edição, o projeto Papel no Varal (sarau com poemas pré-selecionados e impressos numa folha A4, dispostos num varal de sisal, com pegadores rústicos de madeira) surgiu em março de 2009, em Maceió, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia, que foi criado por Ricardo Cabús e está no ar na Rádio Educativa FM, 107.7MHz, em Maceió-AL.  

 

SERVIÇO

Papelzinho no Varal / Viva Cultura no Parque

Dia: 28/03/2010, domingo

Horário: 15h

Local: Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro

Entrada gratuita

Convites: Lojas Super Pizza

Informações: 8872.1705/ 3315.4735/  papelnovaral@gmail.com

Coordenação: Ricardo Cabús

Informações/Comentários: http://cacosinconexos.blogspot.com

Apoio: Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, Instituto Zumbi dos Palmares / Rádio Educativa FM, Fika Frio e Super Pizza.

Deixe um comentário