Defensoria Pública capacita 80 profissionais para atuação em grupos reflexivos sobre violência doméstica

O projeto, iniciado em abril deste ano, percorreu 17 municípios alagoanos, promovendo capacitações para mais de 80 profissionais das áreas de psicologia, assistência social e advocacia

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) concluiu a primeira etapa do projeto “Defensoria pela Paz”, que visa combater a violência doméstica e promover a paz nos lares alagoanos. O relatório, apresentado pelo psicólogo Luan Gama e pela assistente social Priscila Araújo, mostra que mais de 80 profissionais das áreas de psicologia, serviço social e advocacia foram capacitados ao longo dos sete primeiros meses de projeto.

Desde o lançamento em abril, o projeto realizou quatro capacitações, voltadas para profissionais de 17 municípios: Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Olho d’Água do Casado, Mata Grande, Inhapi, Canapi, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Olivença, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar, Piranhas, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Flexeiras e Murici. As capacitações contaram com a participação dos defensores públicos Andréa Carla Tonin, José Genival dos Santos Junior, Roberta Gisbert de Mendonça e Lucas Monteiro Valença.

Durante as capacitações, equipes da Defensoria Pública e de instituições parceiras treinaram servidores públicos municipais para atuarem com homens envolvidos em casos de violência doméstica, por meio de grupos reflexivos e encontros quinzenais.

Os grupos reflexivos buscam conscientizar os agressores sobre as consequências de seus atos e promover mudanças de comportamento. Em encontros quinzenais, são discutidos temas como a Lei Maria da Penha, as diferentes formas de violência doméstica e o papel do homem no combate à violência. Os participantes são encaminhados pelo Judiciário, e a frequência é monitorada pela Defensoria e pelas equipes técnicas dos municípios.

O projetou foi criado pelos defensores e defensoras públicas Diego Cury-Rad Barbosa, Lidiane Kristine Rocha Monteiro
Lívia Azevedo de Carvalho, Lucas Monteiro Valença, Mariana Soares Braga Lages, Roana do Nascimento Couto, Thiago Carniatto Marques Garcia e a equipe psicossocial da Instituição Luan Gama Wanderley Leite (Psicólogo), Priscila de Araújo Bastos Lima Bahia Vilela (Assistente Social), Raquel Bianca Vieira Brito (Assistente Social) e Roberta Cavalcante da Silva (Psicóloga).

Deixe um comentário