COVID-19: NOVO TOMÓGRAFO DO HOSPITAL DA MULHER FORNECE RESULTADOS LOGO APÓS REALIZAÇÃO DE EXAMES

Com o objetivo de trazer mais celeridade aos serviços de saúde, incluindo o combate à Covid-19, começou a funcionar, nesta quarta-feira (14), o novo aparelho de tomografia recebido pelo Hospital da Mulher (HM). O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), permite que os pacientes recebam os resultados de seus exames de imediato.

O aparelho é da marca Phillips e contém 64 canais, que garantem maior agilidade e qualidade com alta resolução nos resultados. A coordenadora do setor de imagem do HM, Maria Dilma, relata que o aparelho veio para acrescentar ao trabalho dos profissionais de saúde, pois possibilita atender pacientes que necessitam dos exames, independentemente da faixa etária e condições físicas.

“Esse tomógrafo veio acrescentar ao nosso trabalho, com novas modalidades de exames, como, por exemplo, angiotomografia, tórax, extremidades, crânio, coluna, pescoço, ouvido, cabeça, pélvis e abdômen. O diferencial nosso é que o resultado é de imediato”, diz a coordenadora.

O novo equipamento é mais um aliado no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e tem a capacidade de realizar mais de mil exames de tomografia por mês. “Vai proporcionar mais qualidade nos resultados dos nossos exames e vamos fazer modalidades que não fazíamos antes, como a que utiliza contraste e poderá detectar trombo”, relata Maria Dilma.

Agilidade no diagnóstico – Em março deste ano, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou a compra de seis tomógrafos destinados para o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e Hospital da Mulher (HM), em Maceió; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; e Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.

Para a aquisição dos aparelhos de tomografia, foram investidos, em recursos próprios do Governo de Alagoas, R$ 17,5 milhões. Os equipamentos foram adquiridos por meio de processo licitatório e a empresa vencedora do certame foi a Philips.

 

Suely Melo

Deixe um comentário