O sistema de Gestão Estratégica (SGE) desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento (Gerd) do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) será adquirido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL). A ferramenta, que permite acompanhar, monitorar e organizar as ações da gestão estratégica nos órgãos já está na fase de testes e ajustes para o uso da Corporação.
O CBMAL soube do Sistema por intermédio da Assessoria de Projetos do Itec. Foi então marcada uma reunião entre os dois órgãos no início de novembro de 2020 para apresentação do sistema à equipe dos Bombeiros, que constataram a necessidade da ferramenta e no início de dezembro os militares apresentaram ajustes e adequações a serem realizadas pela Gerd para adaptação do Sistema no órgão.
“A função do sistema é dar aos gestores maiores resultados através de gráficos e auxiliar na decisão durante as reuniões estratégicas e a equipe do CBMAL constatou que a ferramenta se adequava perfeitamente ao propósito que ela tem. Além dos Bombeiros, também estão interessados na ferramenta a Controladoria Geral do Estado (CGE) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL)” explicou Juliano Araújo, técnico do escritório de gestão da qualidade do Itec.
O Corpo de Bombeiros estruturou o seu sistema de planejamento e gestão estratégica no ano passado e o SGE é a ferramenta que veio completar a otimização dos trabalhos junto aos setores da Corporação.
“O sistema vai ser de extrema valia e já estamos em fase de teste. Após algum manuseio realizado no sistema já deu pra ver a alta qualidade que ele possui e a concordância também à nossa metodologia, então é bastante adequado e atual no que diz respeito à metodologia de gestão estratégia e vai acrescentar muito nessa parte da administração do Corpo de Bombeiros, consequentemente melhorando nosso trabalho, pois é uma cadeia né, que vai descendo e a gente espera que avance e aconteça também resultados em nível de setores e no principal que é a nossa prestação de serviços” explicou o Capitão do CBMAL, Luiz Augusto de Medeiros.
O SGE proporciona importante economia ao Estado, pois solução deste porte custa em média R$ 2 milhões no mercado e o Itec disponibiliza o uso e suporte para toda administração direta, indireta além de Prefeituras. Para adquiri-la, basta os interessados solicitarem pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) via ofício endereçado à presidência do Itec.
Texto de Isaac Moraes