Mostra reúne 18 filmes e oficinas para educadores com foco em temas como racismo, direitos das mulheres e povos indígenas.
A 13a Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Maceió de 11 a 16 de março, com entrada gratuita e uma programação recheada de filmes e debates sobre temas relevantes para a sociedade brasileira. A abertura oficial será no dia 13, às 18h, no Auditório da ETA-UFAL, com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição.
A Mostra é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção nacional do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e apoio da Residência Artística, da ETA e da UFAL.
Temas e debates
Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a Mostra convida o público a refletir sobre o papel do cinema na defesa dos direitos humanos. Os 18 filmes selecionados abordam temas como racismo, direitos das mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.
Oficinas para educadores
A 13a Mostra também oferece oficinas gratuitas para educadores, com o objetivo de formar multiplicadores e levar a arte e os direitos humanos para a sala de aula. As oficinas serão ministradas pelos docentes pesquisadores da ETA, Gyl Giffone e Miran Abs, de 11 a 14 de março, das 15h às 18h, na própria ETA. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/Dw7qYUpWaGG7o3hv6
Mostra Infanto-juvenil.
A programação da Mostra também inclui uma seleção de filmes para o público infanto-juvenil. As sessões serão nos dias 14 e 15, às 9h, no Auditório da ETA-UFAL.
Assessoria de imprensa Keka Rabelo: 82 98220-3194 / 82 98849-2085
Serviço:
? Evento: 13a Mostra Cinema e Direitos Humanos
? Data: 11 a 16 de março
? Local: ETA-UFAL (Praça Sinimbú, S/no, Centro)
? Oficinas:de11a14-15Hàs18H
? Abertura oficial: dia 13 – 18H
? Mostra Infanto-juvenil: dias 14 e 15 – 09H
? Mostra Adulto: dias 14, 15, 16 – 19h
? Entrada gratuita (sujeito a lotação da sala de exibição)
Programação completa: https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br
Redes sociais:
? ETA: @eta.ufal
? Mostra: @mcdh.ofivial
Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria com a Escola Técnica de Artes da Ufal – ETA