Chuvas afetam mananciais e dificultam abastecimento em cidades da Região Metropolitana de Maceió

Algumas cidades da Região Metropolitana de Maceió (RMM) estão com deficiência no abastecimento de água tratada, em virtude das chuvas dos últimos dias e principalmente desta quarta-feira (25). É que as precipitações levaram muitos sedimentos para os mananciais, deixando a água bruta com alterações que dificultam o tratamento.

Por essa razão, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou suspender temporariamente o funcionamento do sistema de abastecimento Osório, em Messias, do sistema de abastecimento de Pilar e de Santa Luzia do Norte.

Nesses locais, a água bruta está com a qualidade que inviabiliza o tratamento, por isso, e seguindo recomendações das portarias e legislação que regem o setor, os sistemas foram temporariamente paralisados. Mas a Casal segue monitorando os mananciais para que, tão logo seja possível, os sistemas sejam reativados. Assim, a água, depois de tratada, será repassada para a BRK Ambiental, responsável pela distribuição aos moradores.

Pela mesma razão das chuvas, a Estação de Tratamento de Água Cansanção, em Murici, opera com vazão reduzida nesta quarta-feira (25).

Já a captação da Mata do Rolo, em Rio Largo, foi paralisada temporariamente hoje para conserto de vazamento em uma adutora. A previsão é finalizar o serviço nas próximas horas e, em seguida, reativar o sistema. Feito isso, a água será repassada para a BRK.

No conjunto Jarbas Oiticica, também em Rio Largo, o sistema de abastecimento foi paralisado, mas devido à manutenção na rede elétrica pela Equatorial. A mesma situação ocorre na Barra de São Miguel, onde uma manutenção na rede elétrica causou uma parada temporária do sistema de abastecimento.

Diego Barros / Ascom Casal

Deixe um comentário