O final do mês se aproxima e com ele, os preparativos para o Carnaval. São prévias, blocos, escolas de samba, bailes de máscaras, concursos de fantasias e muitas outras programações que giram em torno da festa carnavalesca. Neste período, quem tem criança costuma ficar fora da brincadeira, pois as festas são sempre tarde e os pequenos não aguentam esperar.
Em Maceió, este ano vai ser diferente. No próximo domingo (31) será realizado o Bailinho, a primeira matinê infantil dos Seresteiros da Pitanguinha. A festa dos pequenos está marcada para as 16h no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
“Há pelo menos 25 anos não existe uma programação exclusivamente feita para crianças. O Bailinho nasce desta necessidade de formar novas plateias dentro do projeto de resgate de tradições iniciado há 7 anos com a realização do Baile de Máscaras dos Seresteiros. Nos preocupamos com a qualidade musical e com a descaracterização do Carnaval”, explicou a produtora do evento, Silvana Valença.
Nos anos 70 era comum a realização de matinês infantis nos clubes de Maceió. Mas o tempo passou, a garotada cresceu e os bailes desapareceram. Hoje as crianças daquela época são pais e avós que desejavam apresentar o Carnaval aos filhos, mas não tinham local adequado. Neste contexto, o Bailinho surge como ótima oportunidade para as crianças descobrirem o verdadeiro prazer de pular carnaval.
“Antigamente tinha confete, serpentina e as letras das marchinhas eram fáceis, sem nenhuma malícia. A gente curtia fazer blocos, ganhar prêmios e ninguém tinha acanhamento de usar fantasias. Hoje meu neto só gosta das fantasias de heróis de TV e nunca foi em um baile de Carnaval”, disse a médica Soraya Araújo.
A criança que for ao Bailinho irá ouvir inúmeros sucessos infantis em ritmo de frevo e participar de brincadeiras. As atrações serão os Seresteiros da Pitanguinha e a banda Divina Supernova. A entrada individual custa R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Outras informações pelos telefones (82) 3235-5301 e (82) 9925-7299.
Suana Nobre