As compras financiadas devem voltar com força total no final deste ano. A afirmação é do gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi.
“No ano passado vimos as compras financiadas diminuírem e vimos um crescimento do pagamento à vista. Porém, o Natal de 2009 deve ser diferente e a principal forma de pagamento escolhida pelos consumidores vai ser mesmo o crediário”.
Rabi justifica sua resposta explicando que, no ano passado, o crédito estava mais caro e os prazos menores. “Como agora já voltamos aos níveis pré-crise, o crédito está muito atraente e faz com que o consumidor prefira parcelar a compra para poder comprar mais. Com isso, acho que um número grande de brasileiros começará 2010 endividado”.
Inadimplência
Luiz Rabi diz também que, apesar de apostar em um maior endividamento, não aposta em uma maior inadimplência.
“Normalmente, nas datas comemorativas. É comum que a inadimplência aumente. Mas não acho que isso vá acontecer neste final de ano. Primeiro porque temos o 13º salário, segundo porque foram criados muitos empregos esse ano, e a renda do trabalhador cresceu. Acho que o brasileiro está em condições de pagar suas dívidas”.
Cheques
O gerente afirma também que, no final deste ano, o uso do cheque pré-datado – bastante utilizado no Natal de 2008 – deve ter uma menor participação entre as formas de pagamento escolhidas pelo consumidor.
“O cheque pré-datado serviu como uma válvula de escape dos varejistas e consumidores para aquecer as vendas no período de aperto do crédito. Com o crédito de volta, em boas condições, acredito que essa forma de pagamento passará a ser menos utilizada”, explica.
Fonte : InfoMoney