A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) recebeu, na semana passada, representantes dos municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos – referências em saúde do Estado – para que apresentassem o fluxo de atendimentos médico-hospitalares em nefrologia. A reunião foi conduzida pelo Defensor Público do Núcleo de Proteção Coletiva, Lucas Monteiro Valença, que tem acompanhado o cumprimento das recomendações feitas pela instituição aos municípios.
Durante o encontro, a Defensoria Pública constatou que os referidos municípios atenderam à recomendação e colocaram em prática um fluxo que garante atendimento médico especializado em nefrologia, assim como hemodiálise aos pacientes que necessitam.
Em reuniões anteriores, a instituição havia constatado que alguns municípios não possuíam qualquer fluxo, e outros sequer ofereciam atendimento médico especializado na área.
Além disso, a DPE/AL solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) que apresente, em até 10 dias, iniciativas para manter em estoque no Hospital Geral do Estado (HGE) todos os insumos necessários para a realização de cirurgias pediátricas, a fim de garantir um fluxo contínuo e ágil.