Com o objetivo de integrar profissionais e usuários dos serviços de Atenção Psicossocial do 1º Distrito Sanitário, a Gerência de Atenção Psicossocial do município realizou, nesta sexta-feira (6), o I Fórum Intersetorial de Saúde Mental e Integralidade do Cuidado. O encontro teve como tema “Tecendo Redes no Território” e aconteceu no auditório do II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha.
Silma de Oliveira, psicóloga da Gerência de Atenção Psicossocial do município, disse que o Fórum é fruto do encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), ocorrido em setembro deste ano e que teve como objetivo propor e articular respostas à assistência dos usuários além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
“Durante o encontro da RAPs várias questões foram colocadas e uma delas era dar continuidade às atividades do encontro. Então, organizamos vários fóruns por Distrito Sanitário; esse é só o primeiro de um trabalho que vai ser continuado ao longo de 2020, trabalhando a intersetorialidade de todos os serviços da região”, afirmou Silma de Oliveira.
“Para que isto aconteça, contamos com profissionais de diversas áreas que fazem parte dessa rede de cuidados, pois entendemos que é necessário que essa rede esteja bem instituída e organizada de modo que não se restrinja apenas à atenção de saúde mental, mas sim uma rede de atenção psicossocial para que os usuários sejam cuidados em sua integralidade”, completou Silma de Oliveira.
Durante o Fórum foi realizada uma discussão ampliada com os diversos profissionais para a apresentação de toda a rede de assistência, histórico de portarias e legislação que fundamental esse trabalho junto aos profissionais que também trocaram experiências para analisar qual a melhor forma de dar qualidade a esse cuidado, abrangendo todos os dispositivos de saúde, assistência social, educação e trabalho.
Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS