Alagoas é destaque nacional com Marivana

A alagoana Marivana Nóbrega com a bandeira de Alagoas.
A alagoana Marivana Nóbrega com a bandeira de Alagoas.

 

Marivana Nóbrega, de 19 anos, já é recordista brasileira no dardo e no disco.

As provas de atletismo das Paraolimpíadas Escolares começaram na manhã ensolarada desta sexta-feira em Brasília. Aproximadamente 860 pessoas participam da competição no Distrito Federal, entre atletas de 13 a 21 anos de 19 estados além do DF. O encerramento é neste sábado (14), às 19h (de Brasília).

A contar pelo resultado das primeiras provas de campo, o estado de Alagoas tem excelente material humano para representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. É o caso de Marivana de Oliveira Nóbrega, de 19 anos, da classe F36. Vítima de paralisia cerebral na infância, ela tem o movimento das pernas limitado. Mas a deficiência não a impede de brilhar no arremesso de peso e nos lançamentos de disco e dardo.

Em Brasília ela já ganhou a medalha de ouro no dardo ao lançar a 17m74. Chegou perto do recorde brasileiro, de 18m24, que ela mesmo registrou na última Etapa Nacional Circuito Loterias Caixa deste ano, em outubro, em Porto Alegre. Neste sábado, último dia de disputas, Marivana vai para sua prova preferida, o lançamento de disco, na qual também detém a melhor marca do país (20m52), alcançada nos Jogos Parapan-Americanos Juvenis, há um mês, em Bogotá, na Colômbia.

Esta é a segunda participação da alagoana nas Paraolimpíadas Escolares. Na estreia, em 2007, ficou nervosa por sua primeira competição em nível nacional. ?Agora é diferente, já tenho experiência para competir com calma?, explicou Marivana.

Marivana foi para o pódio com a bandeira de Alagoas. O estado se mostra no cenário nacional como uma boa escola de formação de atletas paraolímpicos nas provas de campo no atletismo. Ela treina na Adefal, mesma associação da tarimbada Sonia Gouveia, ex-recordista mundial no lançamento de dardo, dona de duas medalhas no Parapan do Rio de Janeiro, em 2007. Treina em Alagoas, também, a carismática Rosinha, campeã Pan-Americana no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso, ex-detentora do recorde mundial no peso e no disco.

Na mesma safra de Marivana, também brilhando nas Paraolimpíadas Escolares em Brasília, o alagoano Jonathan Souza se destaca no arremesso de peso. Só neste ano fez a melhor marca do planeta nesta prova em quatro oportunidades. Em Brasília, nesta sexta-feira, competiu no lançamento de dardo e ficou com a medalha de bronze.

Os atletas do Pará e do Distrito Federal foram habitues do ponto mais alto do pódio no primeiro dia de provas do atletismo das Paraolimpíadas Escolares. Os anfitriões foram campeões em nove provas, os paraenses, oito. Na tarde desta sexta-feira (13), estão sendo disputadas as provas de salto em distância. Neste sábado (14), de 9h às 12h, será a última etapa da modalidade.

Também no sábado será a final do futebol de 5 (para deficientes visuais) e futebol de 7 (paralisados cerebral). Em ambas as modalidades, o Distrito Federal está na disputa pelo ouro. Às 10h30, na Enap (Setor Policial Sul), os donos da casa jogam contra os favoritos do Mato Grosso do Sul. O time do DF venceu São Paulo na manhã desta sexta-feira por 5 a 3 e colocou os paulistas na disputa pelo bronze contra o combinado de Rondônia e Acre. A equipe do Norte foi goleado mais uma vez, desta vez para Mato Grosso do Sul, por 11 a 0.

No futebol de 5, Bahia e DF fazem na decisão, às 15h deste sábado, a reedição da última partida da primeira fase das Paraolimpíadas Escolares. Na manhã desta sexta-feira, os baianos contaram com o reforço de Gleidson para fazer 3 a 0 nos brasilienses. Ele marcou os três gols, todos com o pé esquerdo. Detalhe é que Gleidson também está participando das provas de natação, por isso não jogou na estréia vitoriosa contra o cominado Rio de Janeiro/Acre, por 3 a 0. Mas ele é nome certo na final, sábado, contra o DF.

PROGRAMAÇÃO
Sábado (14/11)

Atletismo ? 15h às 18h (Cief)

Natação ? 9h às 12h (Enap)

Futebol de 5 ? 9h às 12h (Cief)

Futebol de 7 – 9h às 12h (Enap)

Tênis de mesa – 9h às 12h (Enap)

Goalball – 9h às 12h (Enap)

Bocha – 9h às 12h e 15h às 18h (Enap)

Judô ? 9h às 12h (Cief)

 

Media Guide Comunicação/Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Daniel Brito (
daniel.brito@cpb.org.br / 61 3031 3035 e 61 8161-9271)
Diogo Mourão (
diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (
manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)

Deixe um comentário