Ações da Prefeitura incentivam cuidados do homem com a saúde

Durante o mês de novembro, são intensificadas as ações de conscientização do homem sobre os cuidados com a saúde, além de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Maceió, diversas ações estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura, visando o cuidado integral do homem não só em novembro, mas durante todo o ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolverá, durante todo este mês, ações para conscientizar o homem sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. São ações como palestras, ofertas de testes rápidos, aferição de pressão e glicemia. No dia 21, das 9h às 14h, a SMS ofertará aos homens uma ação de cuidados com a saúde no Centro de Maceió.

Já na manhã de sábado (23), 24 unidades de saúde estarão abertas com diversas atividades para os homens nos oito distritos sanitários.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde do Homem, Camila Calaça, a SMS está empenhada no desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção também da hipertensão, diabetes e obesidade.

“É importante que o homem procure a unidade de saúde porque com a detecção precoce do câncer de próstata há 90% de chance de cura. A gente salienta também a questão da prevenção do câncer de pênis, que acomete mais as regiões Norte e Nordeste, o que é fácil de prevenir com a higienização, uso do preservativo e a vacina do HPV”, pontua.

Novembro Azul

Nesse domingo (17), foi comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. O Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina, visando alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar morte.

Os fatores de risco são idade, sendo mais frequente a partir dos 60 anos, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade.

De 2014 a 2018, a taxa de mortalidade se manteve estável em Maceió, mas ainda representa a primeira causa de morte em homens acometidos por câncer. A faixa-etária com maior prevalência é de 80 anos ou mais. Na Capital, de 2014 a 2018, os óbitos por câncer de próstata ocuparam o terceiro lugar, representando 7,73% dos óbitos gerais por neoplasias.

O câncer de próstata é o câncer mais comum no Brasil, excluindo o câncer de pele não melanoma, com estimativa de cerca de 68.220 casos novos em 2018, o que representa um risco estimado de 66,12 casos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil.

Graziela França / Ascom SMS

Deixe um comentário