Nesta sexta-feira, União dos Palmares e Maceió homenageiam o povo negro com programação especial.
Suana Nobre
Em 20 de novembro de 1695 morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade, Zumbi dos Palmares, o principal líder negro da história. A data foi escolhida para ser o Dia Nacional da Consciência Negra. É o momento de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Nesta sexta-feira (20), às 6h, em União dos Palmares, berço de Zumbi, todos se unem em reconhecimento à importância do povo africano na formação da cultura brasileira. Ao raiar do dia, as Mulheres de Axé, referências nacionais em religião e tradição africana, subirão a Serra da Barriga em cortejo. O ritual marca a abertura para visitação ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Será no Parque que o governo de Alagoas prestará a sua homenagem ao herói Zumbi. O governador Teotonio Vilela irá colocar uma coroa de flores na estátua do líder negro. Haverá ainda, na Serra da Barriga, um culto ecumênico com a presença de representantes das religiões católica, evangélica e de matriz africana.
Durante toda história, a raça negra colaborou muito para a nossa formação cultural. Muito mais que religião, as contribuições estão presentes nos aspectos políticos, sociais e gastronômicos.
Confira a programação para o dia 20 de Novembro de 2009:
União dos Palmares
04h — Cerimônia restrita aos Religiosos de Matriz Africana
06h — Cerimônia de Iségún Káwójuba (reverência aos ancestrais africanos) e Cortejo de Abertura à Visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
09h — Apresentações Culturais (Orquestra de Tambores, Orquestra Filhos de Zumbi
e Grande Roda de Capoeira)
09h — Homenagem do Governo de Alagoas ao herói Zumbi
09h — Oficinas: Imagem e Visual
15h — ATO CÍVICO: Parada Militar e Desfile Estudantil na Avenida Monsenhor Clóvis
Maceió
20h30 — Orquestra de Tambores na Praça Dois Leões, em Jaraguá Encerramento do Projeto Mis Acústico 2009