Informa :
22 de outubro é o 295º dia do ano no calendário gregoriano (296º em anos bissextos). Faltam 70 para acabar o ano.
(Wikipédia )
A “Guerra dos Mísseis”
Em 22 de outubro de 1962, americanos e soviéticos por pouco não iniciaram o que seria a Terceira Guerra Mundial. O presidente americano John Kennedy anuncia ter provas da existência dos mísseis soviéticos e monta um bloqueio aeronaval contra Cuba. A União Soviética cede seis dias mais tarde.
1383 – Morte do rei Dom Fernando, nono rei de Portugal. A sua morte dará origem a uma crise política resolvida com a subida ao trono de Dom João, Mestre de Aviz, filho natural do rei Dom Pedro.
1625 – Os espanhóis, a mando de Juan de Amézcua, obrigam os holandeses a evacuarem a cidade de San Juan de Porto Rico.
1797 – O francês André-Jacques Garnerin constrói o primeiro pára-quedas bem-sucedido e com ele salta de um balão a 670 metros de altura.
1807 – Acordo secreto com Londres prevê mudança da corte portuguesa para o Brasil.
1844 – Pela Igreja Adventista, Jesus voltaria à Terra. William Miller, um pregador batista e ex-capitão na guerra de 1812, lançou o ¿grande despertar do segundo advento¿. Miller calculou que Jesus retornaria, e como não apareceu, os seus seguidores experimentaram o que veio a se chamar ¿O Grande Desapontamento.¿
1881 – Realizado o primeiro concerto da Orquestra Sinfônica de Boston.
1909 – A aviadora francesa Élise Deroche é a primeira mulher a fazer um vôo sozinha.
1912 – Início da campanha do Contestado.
1929 – Nasce Lev Yashin, goleiro russo chamado de “Aranha Negra”.
1938 – A primeira cópia xerográfica é feita nos Estados Unidos. Inicialmente, o processo de impressão não empolgou o mercado.
1943 – Nasce Catherine Deneuve, atriz francesa.
1954 – A Alemanha Ocidental passa a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A aliança militar visava conter o avanço do socialismo.
1954 – Morre, aos 64 anos, o escritor Oswald de Andrade.
1962 – os Estados Unidos exigem da União Soviética o desmonte de suas bases de lançamento de mísseis e a retirada dos projéteis instalados em Cuba sob a ordem de Nikita Kruchev.
1966 – O I Festival Internacional da Canção é realizado e a música “Saveiros”, de Dory Caymmi e Nelson Motta, recebe o prêmio de melhor música nacional.
1967 – Realizadas diversas manifestações contra a guerra do Vietnã, em cidades norte-americanas e em outros países.
1969 – Reaberto o Congresso Nacional. Ele permaneceu dez meses fechado depois da publicação do AI-5.
1973 – Morre o violoncelista Pablo Casals. O músico revolucionou o manuseio de um instrumento que até então servia apenas ao acompanhamento, desenvolvendo uma nova técnica de arco e dedilhado, que transformou o violoncelo em um instrumento solo.
1975 – É enviada à Terra através de uma nave espacial russa a foto do solo do planeta Vênus.
1983 – O mafioso italiano Tommaso Buscetta é preso em São Paulo pela Polícia Federal.
1990 – Os reis da Espanha visitam oficialmente o Paraguai.
1998 – O presidente Carlos Menem, da Argentina, desculpa-se pela Guerra das Malvinas, travada contra o Reino Unido pela posse das ilhas no sul do Atlântico, em 1982.
Redação Terra