11 de abril – O exílio de Napoleão

11 de abril é o 101º dia do ano no calendário gregoriano (102º em anos bissextos). Faltam 264 para acabar o ano.

  • Dia do Infectologista – Brasil
  • Dia Mundial da Doença de Parkinson
  • O exílio de Napoleão
    Em 11 de abril de 1814, depois de travar batalhas e ver o território francês ser invadido pela Rússia, Napoleão Bonaparte, abandonado por seus generais e parentes, acaba abdicando em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos. Posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba.

    1713 – Os primeiros tratados de Paz de Utrech são firmados: a união entre Espanha e França é eliminada, e a Inglaterra inicia seu império colonial.
    1805 – Rússia e Inglaterra fazem uma aliança, em que se agregam Áustria e Prússia para lutar contra Napoleão Bonaparte.
    1814 – Napoleão, abandonado por seus generais e seus parentes, abdica em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos e, posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba.
    1870 – O general argentino Justo José de Urquiza, governador da província de Entre Rios e ex-presidente da Conferência Argentina.
    1882 – Nasce Fernando Frader, pintor argentino.
    1908 – Nasce Ana Magnani, atriz italiana.
    1916 – Estados Unidos e Nicarágua firmam um convênio. A Nicarágua concede ao país norte-americano o direito exclusivo de construir e explorar um canal interoceânico pelo seu território.
    1917 – O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha, após submarinos alemães afundarem o barco brasileiro Paraná, nas proximidades da costa atlântica francesa.
    1919 – Nasce Raymond Carr, historiador britânico.
    1919 – É criada em Genebra a Organização Internacional do Trabalho (OIT), raiz do Tratado de Versalhes.
    1929 – A Alemanha nega asilo político para Leon Trotsky.
    1935 – Começa a Conferência de Stressa, durante a qual Itália, França e Grã Bretanha concordam na necessidade de manter a independência e integridade da Áustria.
    1945 – O campo de concentração nazista em Buchenwald é o primeiro a ser aberto pelas tropas aliadas no fim da Segunda Guerra Mundial.
    1946 – Os Estados Unidos reatam oficialmente suas relações com a Argentina.
    1948 – O primeiro povoado chileno é ianugurado na Antártida.
    1956 – Elvis Presley chega ao primeiro lugar na parada da Billboard com as canções Heartbreak Hotel e I Was The One.
    1961 – Tem início em Jerusalém, Israel, o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichman, que fora o arquiteto da ¿Solução Final¿, onde seis milhões de judeus foram exterminados. O promotor abriu o processo afirmando: ¿De pé ao meu lado encontram-se seis milhões de promotores¿.
    1962 – Termina o processo de mais de mil exilados em Cuba. Fidel Castro exige dos Estados Unidos US$ 62 milhões em troca dos prisioneiros.
    1963 – É publicada a encíclica do Papa João XXIII, chamada de ¿Paz na Terra¿, Pacem in Terris. Nela o Papa afirma que ¿cada ser humano é uma pessoa; isto quer dizer, que ele é provido de inteligência e liberdade de ação¿ e que ¿uma injustiça muito séria é cometida por aqueles que tentam exterminar outros povos¿.
    1964 – Dez dias depois do golpe militar, o general Castello Branco é eleito indiretamente para a presidência da República.
    1968 – A guerra racial eclode nos Estados Unidos depois do assassinato do líder negro Martin Luther King.
    1970 – A Apollo 13 é lançada com destino à Lua, mas a explosão de um tanque de oxigênio durante a viagem transforma a missão em uma tentativa de salvar as vidas dos três astronautas. Dias depois, eles voltam à Terra com sucesso.
    1977 – Morre Jacques Prevert, poeta francês.
    1979 – O presidente Idi Amín Dadá é derrotado em Uganda.
    1985 – Morre Enver Hoxha, político albanês.
    1990 – O Congresso brasileiro aprova o ¿Plano Collor¿.
    1990 – O presidente do Haiti, Prosper Avril, deixa o cargo, devido às pressões da greve geral.
    1991 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara o cessar-fogo oficial da Guerra do Golfo. Isto ocorreu cinco dias após o ditador do Iraque, Saddam Hussein, ter aceito os termos para o fim da guerra.
    2001 – Cerca de 50 pessoas morrem esmagadas na África do Sul por causa de um tumulto durante um jogo de futebol em Johannesburgo. As equipes Kaizer Chiefs e Orlando Pirates eram as favoritas ao título do campeonato nacional.

    Redação Terra

    Deixe um comentário