Iniciativa contribui para garantia da segurança de pacientes e colaboradores
A UPA Benedito Bentes realiza, nesta sexta-feira (07), um simulado de evacuação. O objetivo da ação é reforçar a preparação dos colaboradores responsáveis pela adoção de medidas de segurança, retirada e proteção de pessoas, em casos de incêndio ou acidente.
O evento começa às 8h30 e envolve cerca de 30 funcionários, de setores como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Brigada. Os pacientes vão receber orientações prévias, para que os atendimentos não sejam interrompidos.
Zoraia Arruda, técnica de segurança do trabalho da unidade, explica que os brigadistas já foram treinados anteriormente, em dois módulos. No primeiro, aprenderam a parte teórica das situações de risco que podem ser enfrentadas. No segundo, participaram de ações práticas relacionadas à temática.
“Agora eles passam pelo plano de evacuação para simulação de um evento real. Nós vamos dividir os brigadistas em grupos e, juntos, eles devem fazer uma evacuação em dois minutos”, detalha.
Ela esclarece ainda que o evento deve durar cerca de duas horas, pois algumas etapas precisam ser repetidas para aprimoramento das ações e maior aproveitamento do pessoal.
Rhaíssa Paz, diretora geral da UPA, diz que o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, gestor da unidade, sempre fomenta treinamentos e capacitações para garantir a segurança dos colaboradores e pacientes.
“Iniciativas como essas são essenciais para capacitar o pessoal, garantir a qualidade nos processos e gerar confiança na solução de problemas adversos, como os apresentados no simulado”, reforça.
SAMU
Profissionais do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – também vão participar do simulado. Um ator – representando um paciente – vai ser resgatado de dentro da UPA até a ambulância, para ser transferido do local.
(Warner Filho – Assessoria de comunicação)