Instituído por decreto municipal do prefeito Rui Palmeira, o dia 23 de outubro é o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama, conhecido como Dia Rosa. Para esta data, além das ações programadas para o Calçadão do Comércio, a coordenação da campanha Maceió Rosa promoveu uma mobilização interna de adesão à campanha entre os servidores municipais, que se vestem com as cores da campanha.
Em atenção à mobilização, gestores e servidores de vários órgãos municipais vestiram a camisa da campanha e registraram o Dia Rosa nos órgãos e secretarias municipais.
Criada em 2014, a campanha Maceió Rosa é realizada anualmente durante todo o mês de outubro, em alusão à mobilização internacional Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre o câncer de mama. Seguindo o mesmo propósito, a Prefeitura de Maceió reúne todos os órgãos municipais e junto com entidades do terceiro setor e empresas privadas, amplia a oferta de serviços de promoção à adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção e exames de rastreamento. Além de intensificar esse atendimento nas unidades de Saúde, o trabalho também é fortalecido com ações itinerantes, como feiras de serviços, atividades físicas em espaços públicos, palestras e rodas de conversa.
Para fortalecer ainda mais este trabalho, a campanha promove a venda de camisas para auxiliar o trabalho de instituições do terceiro setor que dão suporte a mulheres em tratamento do câncer. Este ano, foram selecionadas por edital as entidades Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer. Com as mensagens Eu Tenho Amor-Próprio e Eu Me Cuido, em alusão ao slogan da campanha – Quem Tem Amor-Próprio Se Cuida –, as camisas estão à venda em quiosque no Maceió Shopping, na Loja Rosa, no Parque Shopping, nas sedes das instituições e na Fios de Cabelos do Maceió Shopping e da Ponta Verde.
A mensagem da campanha estimula o autocuidado em atitudes simples como o autoexame das mamas, a atualização de exames médicos e informações sobre prevenção, tratamento e convivência com a doença. “O conhecimento do próprio corpo é fundamental para a percepção de alterações e o diagnóstico precoce é fundamental para a cura do câncer de mama”, afirma a coordenadora do Maceió Rosa, Tatiana Palmeira.
A faixa etária entre 50 e 69 anos é a preconizada pelo Ministério da Saúde como de maior risco para desenvolvimento da doença. Por isso, a campanha prioriza a oferta de exames de mamografia para mulheres maceioenses dessa faixa de idade