As obras de revitalização do Centro de Maceió prosseguem em ritmo acelerado. Comerciantes e lojistas da região apoiam o trabalho, que consiste na instalação de novas grelhas, arborização, entre outras melhorias. Também está sendo feito o ordenamento dos ambulantes, com o objetivo de promover acessibilidade e mobilidade urbana, em conformidade com a Lei nº 3.538/85, que criou o Código de Posturas do Município. A primeira etapa desse ordenamento aconteceu no Calçadão. Esta semana a ação se estende por algumas ruas adjacentes.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Enio Bolivar, explicou que as ações estão sendo realizadas de forma preventiva, com abordagens educativas, orientando os ambulantes a desenvolverem suas atividades de forma regularizada, mediante licenciamento e somente em locais permitidos, em obediência à legislação. “A Prefeitura está pensando muito na parte social e zelando por isso. Porém, precisamos ordenar o Centro e, de forma pacífica e responsável, estamos conseguindo. Iniciamos com as ações no Calçadão e estamos prosseguindo em outras ruas na região. Sempre de forma ordeira, conversando e explicando a situação aos ambulantes que estavam fazendo o trabalho de forma irregular nos locais”, ponderou.
O vendedor de frutas, José dos Santos, contou que entende a necessidade do ordenamento e que vai seguir as normas passadas pela Semscs.”Estou gostando de como está sendo feito esse trabalho dos fiscais. Eles estão nos dando a oportunidade de nos organizar e ficar aqui de forma que não prejudique as outras pessoas. Eu vou ficar aqui no lugar certinho, e não pretendo ir pro Calçadão, espero que meus colegas também façam isso”, disse.
“Acho que essa organização é muito boa, porque o centro estava em uma situação ruim com carros impedindo a passagem. Espero que essa ação tenha continuidade, que esses fiscais possam somar e que os feirantes fiquem no seu devido lugar”, avaliou o consumidor Marcelo Zacarias que estava passando pelo local.
Bolivar explicou, ainda, que as ações estão ocorrendo em parceria com diversos órgãos municipais como a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES). “Estamos trabalhando em parceria para que os ambulantes não sejam prejudicados. Vamos continuar trabalhando para que cada vendedor fique no seu devido lugar”, concluiu.
Ascom Semscs