Revitalização segue com ordenamento dos ambulantes do Centro

As obras de revitalização do Centro de Maceió prosseguem em ritmo acelerado. Comerciantes e lojistas da região apoiam o trabalho, que consiste na instalação de novas grelhas, arborização, entre outras melhorias. Também está sendo feito o ordenamento dos ambulantes, com o objetivo de promover acessibilidade e mobilidade urbana, em conformidade com a Lei nº 3.538/85, que criou o Código de Posturas do Município. A primeira etapa desse ordenamento aconteceu no Calçadão. Esta semana a ação se estende por algumas ruas adjacentes.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Enio Bolivar, explicou que as ações estão sendo realizadas de forma preventiva, com abordagens educativas, orientando os ambulantes a desenvolverem suas atividades de forma regularizada, mediante licenciamento e somente em locais permitidos, em obediência à legislação. “A Prefeitura está pensando muito na parte social e zelando por isso. Porém, precisamos ordenar o Centro e, de forma pacífica e responsável, estamos conseguindo. Iniciamos com as ações no Calçadão e estamos prosseguindo em outras ruas na região. Sempre de forma ordeira, conversando e explicando a situação aos ambulantes que estavam fazendo o trabalho de forma irregular nos locais”, ponderou.

O vendedor de frutas, José dos Santos, contou que entende a necessidade do ordenamento e que vai seguir as normas passadas pela Semscs.”Estou gostando de como está sendo feito esse trabalho dos fiscais. Eles estão nos dando a oportunidade de nos organizar e ficar aqui de forma que não prejudique as outras pessoas. Eu vou ficar aqui no lugar certinho, e não pretendo ir pro Calçadão, espero que meus colegas também façam isso”, disse.

“Acho que essa organização é muito boa, porque o centro estava em uma situação ruim com carros impedindo a passagem. Espero que essa ação tenha continuidade, que esses fiscais possam somar e que os feirantes fiquem no seu devido lugar”, avaliou o consumidor Marcelo Zacarias que estava passando pelo local.

Bolivar explicou, ainda, que as ações estão ocorrendo em parceria com diversos órgãos municipais como a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES). “Estamos trabalhando em parceria para que os ambulantes não sejam prejudicados. Vamos continuar trabalhando para que cada vendedor fique no seu devido lugar”, concluiu.

Ascom Semscs

Deixe um comentário