Projeto para testagem e aconselhamento de infecções sexualmente transmissíveis chega ao Trapiche

Texto de Fabiano Di Pace

O Projeto Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA) promoveu, neste sábado (28), no supermercado Supergiro – Trapiche –  uma ação, que faz parte do programa de combate às infecções sexualmente transmissíveis (IST), AIDS e hepatites virais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). A iniciativa visa à realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites b e c além de aconselhamento sempre que constatado a infecção.

 

Segundo a coordenadora do programa Sandra Gomes, as ações são realizadas em locais estratégicos com grande circulação de pessoas. “Iremos continuar com essa iniciativa ao longo do ano de 2018 para identificar, aconselhar e tratar pessoas com ISTs”, explicou Sandra. A coordenadora destacou que sempre um caso é identificado é encaminhado para as unidades de referência no tratamento que são o Hospital Universitário, Hélvio Auto e Pam Salgadinho.

 

Desde o inicio do projeto foram testadas 740 pessoas com um total de 2.960 exames realizados. “Podemos identificar ainda que pelo menos 60% das pessoas testadas realizaram o exame pela primeira vez, o que amplia a importância do projeto”, ressaltou.

O projeto também contou com a distribuição de preservativos masculinos e femininos e da palestra da assessora técnica da Sesau, Simoni Mazzoni que falou sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. “A informação é a principal arma contra o aumento no número de casos de ISTs e o diagnóstico precoce assegura mais chances de sucesso no tratamento. Por isso é essencial que as pessoas vençam o receio e realizem o teste”, reforçou Simoni.

 

Ainda durante a ação foram realizadas coletas de amostras de sangue para zika e chikungunya em parceria com o Laboratório Central de Alagoas (Lacen), com resultados entregues em até 15 dias.

 

Presente ao evento a senhora Zélia da Silva de 58 anos realizou o teste. “Esta é a segunda vez que faço o exame e acho importante que todos façam o teste para viver com responsabilidade”, ensinou Zélia.

Já o jovem Éder Andrade fez a coleta para zika e chikungunya e elogiou a ação da Sesau. “Levar estes testes para próximo da população amplia o número de participantes e garante mais tranquilidade e bem estar para todos”, destacou.

 

O projeto CTA itinerante terá sequência no próximo sábado no Maceió Shopping em Mangabeiras a partir das 9h.

Deixe um comentário