A volta às aulas é um período bastante importante para pais e alunos, principalmente depois de meses sem aulas presenciais devido a pandemia. Por isso, o período de pré-matrícula na rede municipal de ensino, que teve início nesta segunda-feira (01) e vai até a próxima sexta-feira (5) , é importante para quem deseja ver seus filhos devidamente cadastrados para a volta ao ambiente escolar.
Nesse processo, várias escolas estão recebendo pais e responsáveis para a realização da pré-matrícula. Uma dessas escolas é a Higino Belo, localizada no bairro do Farol. A diretora da unidade, Maria Jesus, explica que a busca por vagas está sendo boa e atribui isso à qualidade da gestão escolar e aos cuidados com os protocolos sanitários durante o período de pré matrícula.
“Desenvolvemos um trabalho em equipe, da portaria até a merendeira, e isso reflete no nosso sucesso como escola. Por isso, a procura está sendo grande, e para isso estamos nos organizando desde às sete da manhã, garantidos todos os protocolos sanitários como o uso do álcool em gel, máscara e o distanciamento social”, diz a diretora.
Entre as mães e pais que aguardavam na sala de espera da escola, estava Jessica Kelly, mãe de Carla Cibelly e Maria Cecília, que soube do início da pré-matrícula e veio correndo para a escola garantir a vaga de suas filhas. “É importante para garantir a vaga delas! Vai ser uma questão de adaptação devido a pandemia , mas espero que seja muito proveitoso. Vai ajudar muito na evolução delas, vai beneficiar, passaram um tempo muito parados sem brincar”, comenta a mãe.
E não foram só os pais que foram matricular seus filhos. Lucia Maria veio realizar a pré-matrícula dos netos Arthur Alves e Júlia Valentina e garantir suas vagas. A avó conhece de perto a escola pois suas filhas já tinham estudado na unidade, e explica a importância da volta às aulas depois de tanto tempo das crianças fora da sala de aula.
“É importante eles voltarem para a companhia das outras crianças da mesma idade, por isso, vim logo realizar a pré-matrícula. Minhas filhas no passado já estudaram aqui, e gostava muito do ensino, o tempo passou, e tem pessoas que estudam e falam que a escola continua a mesma. Por isso, estou na expectativa para o início das aulas na Higino Belo”, disse a avó.
Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed