Mais de 150 estudantes dos ensinos fundamental e médio do Colégio 29 de Julho, no bairro do Jacintinho, participaram de um ciclo de palestras, realizado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), nesta quinta-feira (26). O encontro integrou a agenda do órgão estadual que busca levar o tema prevenção à violência para dentro das escolas e das salas de aula.
A iniciativa atendeu ainda uma solicitação feita pela diretoria do colégio, que se preocupa com o índice de violência na região. Foram debatidos temas como bullying, uso abusivo de álcool e outras drogas e medidas socioeducativas.
Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a presença dos técnicos da instituição nas escolas se faz necessária, sobretudo para orientar diretores e professores, que são peças fundamentais no processo de prevenção à violência nas escolas.
“Além disso, o docente deve ser exemplo para todos os alunos. É importante que eles saibam contê-los em caso de brigas, assim como é necessário que eles sejam capazes de transmitir ideais e valores”, enfatizou.
Para a estudante Maria Olívia, de 16 anos, o ciclo de palestras foi importante para nortear todos os alunos a terem atitudes que não gerem violência. “Eu falo não só de violência física, mas, também, a verbal, que é o que a gente ver muito hoje em dia. Creio que este momento tocou muito a todos por isso”, disse.