Ouvidoria do SUS em Maceió mantém canal aberto às demandas da população

Empenhada em assegurar a transparência e eficiência das ações da gestão da saúde na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda à população que qualquer ato ou ação da gestão que se torne alvo de insatisfação ou crítica pelos usuários seja registrada junto à Ouvidoria do SUS em Maceió.

Criada oficialmente em 2006, a Ouvidoria do SUS no município consolidou, ao longo dos anos, seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, visando garantir a qualidade dos serviços prestados não só na estrutura interna da SMS – unidades de saúde e outros serviços – mas também nos serviços ambulatoriais e hospitalares contratualizados pelo SUS.

“Estamos à disposição da população para receber reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do município, dando o encaminhamento adequado à demanda e garantindo agilidade na resposta para o usuário. Representamos o olhar desse usuário que faz uso do sistema público de saúde”, afirma a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Moreira Barbosa.

Desde o início do período de pandemia, a Ouvidoria do SUS tem se mantido em alerta permanente, atenta à percepção da população em relação aos serviços de saúde do município. A ouvidora lembra, no entanto, que no caso de denúncia, o relato deve ser formalizado e estar acompanhado de alguma comprovação, para que seja aberta uma sindicância.

“Citando um exemplo recente, foi noticiado o fato de pessoas que teriam conseguido furar a fila de prioridade de grupos de maior risco na vacinação contra a Covid-19. Até agora, porém, não foi formalizada conosco nenhuma denúncia nesse sentido, mas estamos atentos para, caso ocorra, seja realizado todo encaminhamento adequado”, reforçou Josiene.

A Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (82) 3312-5441 ou através dos e-mails ouvidoriasaude@bol.com.br e ouvidoria@sms.maceio.al.gov.br .

 

Cássia Oliveira – Ascom SMS

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