Companheiro Lauthenay Perdigão, o nosso Lau, está sempre abastecendo o blog com informações sobre o esporte. Registro agora a homenagem que será feita ao grande atleta Moisés Silva uando da corrida da Braskem-Prefeitura-Semel no próximo domingo, dia 25.
MOISÉS JOSÉ DA SILVA
Moisés José da Silva tem um currículo inegável. Sua luta, seus troféus, suas medalhas, seus diplomas, suas vitórias mostram sua caminhada pelas estradas do esporte.
Nasceu em Maceió no dia 5 de novembro de 1914 e é um exemplo de vida. Sua dedicação e seu amor pelo esporte sempre impressionaram a todos que o conheceram. Foi um amor à primeira vista que dura até os dias de hoje. Jogou futebol nos dois tradicionais clubes do Estado. Nos anos trinta foi campeão pelo CRB. Nos anos quarenta foi campeão pelo CSA. Nessa mesma época abraçou o pedestrianismo esporte que ao longo de sua vida o transformou em um dos maiores desportistas da nossa terra. E foi defendendo o CSA que ganhou a grande maioria das corridas que participou principalmente da tradicional Corria da Fogueira. Em 1953 venceu a Corria Duque de Caxias e passou a ser considerado “O campionissimo em Alagoas”. Nos de 1950 e 1951 participou da São Silvestre que é realizada todos os anos em São Paulo.
Durante 1961 e 1991 foi Diretor de Atletismo da Federação Alagoana de Desportos onde reviveu a tradicional Corrida da Fogueira que estava paralisada.
Em 1965 por sua competência e sua personalidade como homem foi homenageado pelo CSA como “O atleta padrão do esporte alagoano”.
Em 1970 foi a vez do Conselho Em 1970 foi a vez do Conselho Regional de Desportos e a Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas também lhe prestarem homenagem.
O Museu dos Esportes através do projeto Cantinho da Saudade também reconheceu seu trabalho e sua história e realizou uma bela festa no mini auditório do próprio Museu.
Foi homenageado na Câmara Municipal de Maceió.
Moisés José da Silva foi Diretor de Educação e Desportos do Estado.
Patrono da Primeira Olimpíadas do Colégio Guido.
Presidente da Federação Alagoana de Atletismo.
Sócio Benemérito da ACDA e Federação Alagoana de Desportos.
A pista de atletismo do Cepa tem o nome de Moisés José da Silva.
A pista polivalente do Colégio Monsenhor Benicio Dantas também tem seu nome.
Também recebeu a Bola de Ouro.
É também nome de Rua em Maceió.
Promoveu durante 30 anos a tradicional Corrida Fogueira da Cidade de Maceió.
Colaborou com o Comitê Olímpico Brasileiro através da FADA nas preliminares para escolha do representante brasileiro no Chile em 1975 e Montreal em 1976.
Foi Diretor de Educação Física e Desportos do Estado em 1975.
E muito mais.
Moisés José da Silva é um homem simples, um desportista grandioso.
Por isso, merece de todos nós o respeito e as homenagens que lhe foram prestadas.