Em mais uma ação do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas, o Governo do Estado vai construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arapiraca. Nesta segunda-feira (8), às 14h, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinam a Ordem de Serviço para início das obras, durante cerimônia que será realizada no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, no Lago da Perucaba.
A UPA de Arapiraca será construída com recursos do Tesouro Estadual, da ordem de R$ 6,2 milhões, e deve ser concluída em 120 dias após o início das obras. Segundo o projeto arquitetônico, elaborado pela Assessoria de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a nova unidade será do tipo III, contará com um tomógrafo de última geração e terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês.
Assistência – A nova unidade funcionará 24 horas por dia, os sete dias da semana, e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, além de contar com leitos de observação e de urgência.
Para assegurar assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade, a UPA de Arapiraca vai dispor de sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado. Com isso, poderão ser assistidos usuários com crises e hipertensão, que sofreram derrame e infarto agudo do miocárdio.
“Após construir e manter, com recursos próprios, duas UPAs em Maceió, nos bairros Tabuleiro do Martins e Jacintinho, além de assinar a ordem de serviço para construção de uma unidade no bairro Jaraguá, a Sesau cumpre mais uma etapa do Plano de Regionalização da Saúde. Desta vez, o município beneficiado será Arapiraca, localizado estrategicamente no Agreste do Estado, e que receberá grandes investimentos na saúde ao longo deste ano”, destacou Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde.
Texto de Josenildo Törres