O trabalho de monitoramento das áreas de risco de Maceió foi tema de palestra da Defesa Civil de Maceió no Simpósio de Ajuda Humanitária, promovido nesta terça-feira (11) pelo Exército Brasileiro em Maceió. O evento faz parte de um exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Nordeste, intitulado Operação Alagoas.
Durante palestra, o geógrafo do Centro Integrado de Monitoramento Ação de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Walber Gama, explicou sobre os cenários de risco na capital alagoana e o trabalho de monitoramento que é feito pelo órgão municipal.
Sobre a instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, o geógrafo – com doutorado em Risco e Pesquisa Associado do Riskam do Centro de Estudo Geográficos da Universidade de Lisboa – destacou as características da área, explicou sobre o processo de subsidência, os equipamentos que atualmente dão suporte ao trabalho da Defesa Civil e atualizou sobre o cenário atual de desocupação de área recomendando pelas Defesas Civis Municipal e Nacional e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) através do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias.
Para coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o evento é uma oportunidade para que várias agências possam trabalhar de forma integrada em situações de desastre que porventura venham a acontecer no Estado. “Esse treinamento tem como foco exercitar o trabalho do Exército em apoio aos órgãos de Defesa Civil num contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais. A Defesa Civil de Maceió está apoiando o evento dando o suporte necessário para que as equipes possam ser capacitadas”, disse.
A Operação Alagoas tem continuidade nesta quarta e quinta-feira (12 e 13) quando uma força-tarefa formada por tropas do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Cruz Vermelha e outras agências realizarão treinamentos simulados, utilizando como cenário o bairro Pinheiro e a Avenida Pierre Chalita, a fim de estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública.
Programação
Dia 12 de agosto
– Aprestamento da tropa e demais participantes do Exercício
Local: quartel do 59º BI Mtz
Hora: 10h
– Exercício de Simulação
Local: bairro Pinheiro
Hora: 15h
Dia 13 de agosto
– Exercício de Simulação
Local: bairro Pinheiro e Av. Pierre Chalita
Hora: a partir das 8h
Flávia Duarte/ Ascom Defesa Civil