O Programa Ronda no Bairro, do Governo de Alagoas, realizou ação educativa para incentivar o cumprimento do decreto estadual de distanciamento social controlado, na orla marítima de Maceió, no fim de semana. O estado está na fase vermelha e tem praias, shoppings e comércios fechados para evitar o contágio da Covid-19 nos fins de semana.
A ação teve o intuito de conscientizar a população para o uso de máscaras e o cumprimento do Protocolo de Distanciamento Social Controlado que proíbe nos sábados e domingos a atividade física na orla e o acesso a praias.
Além do Ronda no Bairro, também estiveram presentes a Polícia Militar, Guarda Municipal e equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) fiscalizando o cumprimento das medidas.
De acordo com o superintendente do Programa, Coronel Cícero Silva, as pessoas estavam conscientes e tiveram poucos desavisados dizendo que não sabiam das medidas do decreto. “Estamos aqui reforçando o policiamento em toda a extensão da orla, do território do Jaraguá a Jacarecica. Orientando a população em geral que não pode frequentar, não pode negociar, não pode tomar banho, e nem tampouco praticar atividade física”, reforça.
SOCIAL – A equipe de Articulação e Mobilização Social orientou turistas e pedestres que estavam com dúvidas em relação ao decreto. “A maioria da população abordada nós percebemos que se trata de turistas. Estamos reforçando que durante os finais de semana é proibido qualquer prática de exercício e banho de mar”, destacou a assistente social, Dayne Sthefane.
O decreto tem vigência de 14 dias. A ação vai acontecer enquanto durar as medidas restritivas.
Texto de Jean Albuquerque