Educadores físicos reconhecem gestão de JHC no enfrentamento da pandemia

Profissionais encaminharam ofício à Secretaria de Saúde agradecendo apoio

Profissionais de Educação Física que estão trabalhando na linha de frente do combate à Covid-19 encaminharam ofício ao secretário de Saúde de Maceió, Pedro Madeiro, agradecendo pelo reconhecimento do município à atuação deles como essencial no enfrentamento da pandemia. Eles lembram que muitos atuam, além das academias de ginástica e escolas, em hospitais e clínicas e destacam a gestão do prefeito JHC como decisiva no enfrentamento da doença e no trabalho dos educadores físicos como linha de frente.

“Uma boa iniciativa da gestão foi colocar Pedro Madeiro na Secretaria de Saúde. A gente tem todo acesso para falar com ele, então já se torna democrático. E eu estive em uma reunião com o JHC e desde o princípio ele sempre se mostra um prefeito de fácil acessibilidade. Isso demonstra o quanto ele é preocupado com as questões voltadas principalmente para a educação, como também para a saúde. Sempre mostrou conhecimento da importância do profissional da educação física”, afirma Stanley Magalhães Nunes da Silva, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 19ª Região (CREF19ª/ AL).

Stanley diz ainda que apesar do pouco tempo que JHC está à frente da prefeitura mostra disposição de apoiar a categoria. “Tanto que a partir de hoje estão sendo vacinados os profissionais de educação física de 55 a 77 anos. Mostra como ele tem essa valorização, nos dá esse apoio e sabe da nossa responsabilidade perante à sociedade. Isso é de grande valia para nós”, ele reconhece.

O presidente do CREF lembra que existem estudos que mostram a importância da atividade física. “A Organização Mundial de Saúde divulgou estudo recente que comprova que a Covid diminui o contágio em 34% com a prática da atividade física. A gente sabe que a contração muscular leva à produção do hormônio irisina, que aumenta a imunidade do corpo. Isso faz com que a atividade física seja essencial; ela é profilática, preventiva e de tratamento”, pontua.

Carlos Eduardo Lima Rocha, do Conselho Federal de Educação Física, também destaca o reconhecimento do município à categoria e diz que graças a esse entendimento da gestão de JHC os educadores físicos foram incluídos entre os profissionais de saúde na linha de frente e estão sendo vacinados contra a Covid-19.

“O educador físico faz um trabalho preventivo no combate a doenças como o diabetes, a hipertensão. Um pouco mais afastado do hospital, mas essencial. A atividade física diminui a obesidade, controla o nível glicêmico, ajuda na respiração, na atividade cardiorespiratória, fortalece os pulmões e, reduzindo as comorbidades, reduz a possibilidade de agravamento, da Covid. A Prefeitura reconhece o educador físico como um ator importante nesse processo de saúde e nós agradecemos”, diz Carlos Eduardo.

Deixe um comentário