—
Para mais informações sobre o MPE acesse o site www.mp.al.gov.br
Alagoas fortalece apicultura e agricultores começam a produzir o pólen
Após a visita dos apicultores alagoanos a uma comunidade no interior de Sergipe, em 2010, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o grupo, que já produzia mel, se organizou e iniciou a produção de pólen.
Segundo o gerente regional da Seagri Tertuliano Moreira, que acompanhou a visita do grupo ao município de Brejão (SE), onde há apicultores organizados e produzindo o pólen, um produto de alto valor no mercado e considerado um complemento alimentar, em Alagoas ele já pode ser encontrado em Coqueiro Seco e na região de Massagueira, no município de Marechal Deodoro.
“Também já temos uma unidade de beneficiamento do pólen, que é fundamental para o sucesso da iniciativa e a adesão de outros apicultores”, explicou Tertuliano, salientando que o setor produtivo também recebe ações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).
Ele disse ainda que os produtores, juntamente com os parceiros, estão interessados num curso de capacitação, que deverá ser ministrado por um especialista em pólen da Universidade Federal de Sergipe (UFSE). “Um dos motivos que vão colaborar para o aumento da produção de pólen em Alagoas é o pasto floral de coqueiros”, salientou o gerente da Seagri.
Alagoas já se destaca com a produção de mel, tanto no Sertão quanto na região da Mata e do Litoral, quanto de própolis vermelha (no Litoral), considerada única e já reconhecida mundialmente por suas propriedades curativas e colaborativas para manutenção da saúde.
Diego Barros
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário
(82) 3315-1396 / 8883-5373
Eletrobras Distribuição Alagoas finaliza Operação Carnaval 2011 com sucesso
A Eletrobras Distribuição Alagoas encerrou o Plano de Operação Carnaval 2011 com bastante sucesso. De acordo com o assistente da Diretoria de Operação, Fernando Amaral, esse foi o resultado de um trabalho preventivo de qualidade, que surtiu o efeito esperado. Sinto-me bastante satisfeito e plenamente agradecido a toda a equipe, que não mediu esforços para proporcionar um Carnaval cheio de energia”, destaca.
As ocorrências do período tiveram origem em fatores externos, como: queimadas, afundamento de tensão em Linhas de Transmissão da Chesf e reparos emergenciais da rede elétrica. No sábado (05), por exemplo, a troca de TAP’S, um dispositivo que gerencia os níveis de tensão, causou a suspensão do fornecimento de energia elétrica durante cerca de 30 minutos, em parte do Litoral Norte, no trecho entre as cidades de Maragogi, Matriz do Camaragibe, São Luiz do Quitunde e Porto Calvo.
No mesmo dia, também foi necessário abrir o alimentador, na subestação de Maragogi, para substituir uma chave-fusível, peça fundamental para proteção do sistema elétrico de distribuição do local. Entre sábado (05) e domingo (06), uma ocorrência na Linha de Transmissão (LT) da Chesf, elevou a tensão da subestação de Marituba. Isso comprometeu o abastecimento em Igreja Nova, Piaçabuçu, povoados e fazendas da região.
Já na terça-feira (08), uma queimada tirou uma LT de 69 kV do ar em Penedo. Assim, a região de Periperi, Coruripe e Penedo, tiveram o fornecimento energético suspenso por 10 minutos, para os devidos reparos. Graças ao planejamento para os festejos de Momo, Eletrobras Distribuição Alagoas pôde atender a todas as ocorrências com presteza, rapidez e eficiência, o que garantiu o sucesso da Operação Carnaval 2011.
—
Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais
Isa Mendonça (82) 9997-1897/9118-3728