– Vinte e quatro equipes inscritas no Infantil da Semel
– Pesquisa estimula o plantio de variedades de palma resistentes à cochonilha do carmim
– FCBS prorroga inscrições para seleção de professor de Medicina Veterinária
Vinte e quatro equipes inscritas no Infantil da Semel
Já são vinte e quatro clubes inscritos no 15º campeonato de futebol infantil das comunidades de Maceió promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os clubes:
Panelinha A e B – Tabuleiro Novo
Fluminense A e B – Clima Bom
Juventus A e B – Clima Bom
Cruzeiro A e B – do Tabuleiro Novo
Estrela Alagoana – do tabuleiro Novo
Náutico – Clima Bom
Grêmio Sportivo do Benedito Bentes
Trapichese – do Trapiche da Barra
Flamenguinho – do Trapicha da Barra
Grêmio Futebol Clube – do Benedito Bentes II
MCZ Futebol – do Jacintinho
15 de Novembro – do Jacintinho
São Paulo – do Joaquim Leão
Real malta – do Jacintinho
Capelense – do Jacintinho
União Desportivo – do Jacintinho
João Sampaio – Benedito Bentes II
São Caetano – do Jacintinho
Flamengo Soesporte – Farol
MS Futebol – Serraria
As inscrições serão encerradas no dia 17 deste mês e ainda podem ser feitas no Museu dos Esportes e Vila Olímpica Lauthenay Perdigão. Os clubes devem entregar os documentos a Comissão Organizadora o quanto antes. No dia 17 de março só participarão do campeonato equipes e atletas que estiveram dentro do solicitado do dia da inscrição. E não haverá prorrogação.
Pesquisa estimula o plantio de variedades de palma resistentes à cochonilha do carmim
Trabalhos são conduzidos na Estação Experimental da Seagri em Santana do Ipanema e em 15 unidades demonstrativas
Os agricultores familiares do Sertão alagoano são incentivados por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) a fazer o plantio de variedades de palma resistentes a pragas e doenças, em especial à praga conhecida como cochonilha do carmim, que no início desse ano teve um foco identificado no município de Ouro Branco.
O trabalho dos técnicos é realizado em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste e do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), que financia as pesquisas com as melhores variedades de palma para o semiárido alagoano.
Segundo o pesquisador Fernando Gomes, coordenador do trabalho, pelo menos cinco variedades de palma forrageira já foram identificadas como sendo adaptadas ao clima e ao solo do Sertão alagoano e também à praga cochonilha do carmim. “Sempre orientamos os agricultores sobre o cultivo desses materiais, e, quando possível, distribuímos a eles algumas dessas mudas”, salientou.
“A palma forrageira é a planta mais cultivada em Alagoas, depois da cana-de-açúcar, ocupando uma área de cerca de 180 mil hectares”, frisou Fernando Gomes.
Ele explicou que a pesquisa da Seagri em parceria com o BNB avalia outras variedades de palma, que são cultivadas em 15 unidades demonstrativas em 15 municípios diferentes do semiárido. “Uma característica importante dessas unidades é que elas funcionam também como unidades de testes para os trabalhos de pesquisa diretamente junto ao público alvo. Novas variedades estão sendo avaliadas, novos espaçamentos e controle do mato, além de pragas e doenças”, pontuou.
“A Diretoria de Pesquisa da Seagri tem conduzido estudos voltados às necessidades dos produtores da região e, dessa forma, buscado parcerias, como esta do BNB. Outro motivo do trabalho com a palma é pela sua importância para os produtores de leite do Sertão, que, podendo alimentar o gado, produzem mais e melhor e conseguem gerar renda no campo”, destacou o engenheiro agrônomo Josival Almeida, diretor de Pesquisa da Seagri.
Produção sustentável – De acordo com o pesquisador Fernando Gomes, os resultados obtidos até o momento permitem afirmar que os trabalhos implantados estão mudando a forma de utilização e manejo da palma.
“Os produtores estão saindo de um sistema tradicional, sem uso até de uma simples capina e adubação orgânica, com material existente na propriedade, para um plantio adensado, com adubação fosfatada natural e orgânica dentro dos padrões compatíveis com o manejo sustentável do solo, sem agredir o meio ambiente”, narrou Fernando Gomes.
Indicadores mostram que há cerca de 3 mil produtores de leite na região conhecida como Bacia Leiteira e Médio Sertão, gerando 25 mil empregos diretos e influenciando na vida de 300 mil habitantes.
“Todo esse complexo localiza-se numa região de grande escassez de chuvas, tendo na palma seu principal sustentáculo forrageiro, devido à sua adaptabilidade às condições do semiárido”, destacou o pesquisador.
Diego Barros
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário
(82) 3315-1396 / 8883-5373
FCBS prorroga inscrições para seleção de professor de Medicina Veterinária
A Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) estendeu as inscrições para a seleção de professores para o curso de Medicina Veterinária. Agora, os interessados têm até o dia 14 de fevereiro para realizar a inscrição. O processo seletivo acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, às 8h, no Complexo Educacional Professor Eduardo Almeida, localizado à Rua Cônego Machado, Farol.
O curso de Medicina Veterinária tem a disponibilidade de uma vaga, com 30 horas/aula semanais, com enfoque nas disciplinas de Anatomia Veterinária, Anestesiologia, Técnica Cirúrgica Veterinária e Patologia Cirúrgica Animal.
Para se inscrever na seleção será exigida a titulação mínima de Mestre e a graduação específica da área. Os interessados em participar devem mandar e-mail para jabour@superig.com.br. Mais informações pelo telefone (82) 3215-5065.