– Curso de Teologia modifica data de Colação de Grau
– Sempma realiza Operação Conviverde
Curso de Teologia modifica data de Colação de Grau
A Colação de Grau do curso de Teologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (FCSA), do Centro Universitário CESMAC, que estava marcada para o dia 18 de março, foi antecipada para o dia 16 do mesmo mês. O evento será realizado no Auditório João Sampaio, às 20h.
O curso
O curso de Teologia é realizado pelo CESMAC desde o ano 2000, e é coordenado pelo Pe. Manoel Henrique de Melo Santana. A graduação acontece no período noturno e tem duração de quatro anos/ oito períodos.
O objetivo da graduação é formar bacharéis com preparação humanística e teológica básica, capaz de promover o desenvolvimento do homem, como um ser vocacionado à vida plena; exercer a prática pedagógica do Ensino Religioso, como docente, na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e Educação Superior, a partir da complementação curricular com as disciplinas da formação docente (Licenciatura).
Sempma realiza Operação Conviverde
Na próxima terça-feira (1), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) darão início à Operação Conviverde – cujo nome é a junção da expressão “convivência com o verde”. A ação vai realizar a poda de 225 árvores, o tratamento fitossanitário de 188 e a supressão de 182 exemplares.
A ação decorre da vistoria feita nas árvores do canteiro central da Avenida Fernandes Lima – tendo como ponto de partida a Praça do Centenário – até a divisa municipal, próximo ao aeroporto Zumbi dos Palmares, realizada por engenheiros agrônomos da Sempma, de 18 de janeiro a 15 de fevereiro.
A operação será sistematizada. As podas serão feitas com um carro grua, que facilita o corte dos ramos, evitando-se maiores transtornos. O trânsito também será observado, para evitar contratempos aos motoristas e transeuntes. Em trechos de maior fluxo, a operação começará num final de semana após o término dessa primeira etapa.
A maior parte das espécies a serem suprimidas são exóticas, como Flamboyants, Sombreiro, Ferrugínea, Brinco de Viúva, Goiabeira e Casuarina. Dentre as nativas estão alguns exemplares de Sibipiruna e Ipê Amarelo. Segundo o secretário da Sempma, Ricardo Ramalho, as novas mudas a serem plantadas serão, preferencialmente, nativas, ou as exóticas com período histórico de adaptação. “Cada vez mais teremos áreas verdes melhor adaptadas, porque plantas exóticas possuem maior vulnerabilidade às condições climáticas, às pragas e doenças, que comumente as afetam”, explica.
De acordo com Ramalho, a quantidade de árvores é relativamente pequena, “considerando o universo de exemplares que vão permanecer”, diz. Ele destaca, ainda, que ao longo desses seis anos à frente da Sempma já foram plantadas cerca de 30 mil mudas no canteiro das referidas avenidas. Além disso, para cada árvore suprimida, três novas serão plantadas, garantido a continuidade da arborização do local.
Alinne Mirelle – 082 3315-4735/ 8804-0049