Conheça a logística reversa e pontos de descarte em Maceió

Medicamentos, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, óleo de cozinha. Você sabe como descartar estes resíduos quando estão fora da validade ou não têm mais serventia? Eles são classificados como resíduos especiais, em decorrência da sua composição tóxica, e não devem ser descartados junto ao lixo comum produzido diariamente em sua casa ou trabalho para evitar danos ambientais. Por isso, fazem parte da logística reversa e contam com locais específicos para o descarte em estabelecimentos comerciais privados em diversos pontos de Maceió.

Mas o que é logística reversa? Este é um conceito mundial que, no Brasil, foi instituído entre os princípios e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2010 por meio do Decreto Nº 7.404. Segundo a definição, trata-se de um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

“A logística reversa estabelece a responsabilidade compartilhada em relação ao descarte, tratamento e destinação final dos resíduos especiais. De forma simples, todos da sociedade têm suas obrigações com o resíduo gerado, desde o consumidor até o fabricante, incluindo ainda o poder público. Se eu compro um pneu, por exemplo, tenho que devolvê-lo ao estabelecimento no qual foi  adquirido para que o comerciante retorne o material ao fabricante e assim seja reaproveitado ou reciclado. A logística reversa é um processo imprescindível ao desenvolvimento sustentável do planeta, além de ser um importante mecanismo econômico para as empresas e consumidores”, explica Gustavo Acioli Torres, que é titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Na prática, a logística reversa para o cidadão é simples e deve fazer parte da rotina, a partir da separação adequada do lixo doméstico. Assim como os resíduos recicláveis, que devem ser separados e entregues às cooperativas de catadores ou descartados em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), os resíduos especiais também devem ser separados e não descartados junto ao lixo orgânico. “O papel do consumidor neste processo é simples: separar e devolver estes produtos em locais específicos, definidos por comerciantes ou distribuidores, para que os fabricantes ou importadores façam sua parte, que é dar a destinação adequada e sustentável ao resíduo, seja de reaproveitamento ou reciclagem”, completa Torres.

Em Maceió, o cidadão deve colaborar com a logística reversa nos seguintes pontos:

  • Eletroeletrônicos (todos os tipos de aparelho, exceto fogão e geladeira)

1 – Bio Digital (82) 9648-7044 / 8705-9133 / 9157-8481

Rua Eliete Rolemberg de Figueiredo, 476-E – Clima Bom

2 – O descarte de fogão e geladeira pode ser solicitado gratuitamente à Sudes por meio do número 0800 082 2600. A partir da solicitação, o caminhão de volumosos do órgão é encaminhado em até cinco dias para a coleta na residência do solicitante.

3 – Cooperativas

– Cooperativa dos Recicladores de Alagoas – COOPREL Serraria

Endereço: Av. Menino Marcelo, 6001, Antares, Serraria

Fone: (82) 9933-2478

– Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió – COOPLUM

Endereço: Rod. AL-101 Norte, Km 3,5, Jacarecica

Fone: (82) 9  9670-9604

– Cooperativa dos Catadores da Vila Emater – COOPVILA

Endereço: Rua Livramento, s/n, Vila Emater, Jacarecica

Fone: (82) 9 9948-4731

– Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis – COOPREL Benedito Bentes

Endereço: Conjunto Freitas Neto, s/n, Benedito Bentes II

Fone: (82) 9 8883-9930

  • Pilhas e baterias

1 – Fabricantes de celulares (bateria de celular)

2 – Supermercados (pilhas e baterias)

3 – Banco Santander, C&A

4 – Qualitec –3313-8009/ 3032-3939 (há custo para entregar)

  • Lâmpadas, efluentes fotoquímicos (revelador e fixador) e pilhas e baterias

1 – Unicompra, Incomel, Extra, Tupã, Paragominas, Carajás.

2 – Qualitec – 3032-3939 Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá – cobra para receber o resíduo

  • Óleo de cozinha

1 – RCW – 9327-1114 – 8172-4441 (Coleta a partir de 50 litros)

2 – Cooperativas de catadores

  • Medicamentos vencidos

1 – Ao Pharmacêutico – Av. João Davino

2 – Devolver ao local onde comprou

  • Pneus inservíveis

1 – Van Borracharia – Av. Djalma Fragoso de Alencar, 19, Jardim Petrópolis II, no bairro de Chã da Jaqueira

Lucas Alcântara/ Ascom Sudes

Deixe um comentário