10ª Vara Criminal de Maceió teve a menor taxa de congestionamento entre as criminais

Entre as varas criminais de Alagoas, a 10ª da Capital ganhou destaque pela menor taxa de congestionamento em 2019, com 69%. Os dados são da aferição Juízo Proativo, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

A taxa de congestionamento mede a celeridade de tramitação dos processos, ao considerar o estoque de ações no começo do período avaliado (2019), o número de processos que entraram e o de arquivados e o consequente saldo remanescente no final do período.

O titular da 10ª Vara Criminal de Maceió, juiz George Leão Omena, atribuiu esse resultado ao compromisso dos servidores da unidade “Eles sempre tiveram liberdade para dialogar sobre as rotinas de trabalho, além de força de vontade com foco na obtenção do melhor desempenho. O nosso trabalho é servir, e sabemos que do outro lado do balcão ou tela de computador está sendo decidida uma história de vida do réu e muitas vezes da família, do profissional que precisa de celeridade para dar satisfação ao seu cliente, e da sociedade”, disse.

Para o magistrado, o reconhecimento vindo do TJAL é importante “porque valida o trabalho executado e demonstra que apesar da grande demanda é possível realizar o serviço de forma célere e eficiente”.

Em 2019, a unidade recebeu 132 processos novos e julgou 260, conseguindo uma taxa de produtividade de 197%. Já o índice de atendimento à demanda, que considera os processos entrados e os baixados durante o ano, foi de 235%, pois foram baixadas 310 ações.

A Vara obteve a pontuação de 103,43 no Juízo Proativo, conforme levantamentos apurados pela Divisão de Estatísticas da APMP. Ainda não há data definida para a solenidade de premiação.

Thaynara Monteir– Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 40093141/3240

Deixe um comentário