CSA e CRB é um clássico onde tudo pode acontecer. Uma rivalidade, que por sua tradição e pela avalanche de emoções que provoca, tornou-se oficialmente o nosso “Fla-Flu”. O clássico dos clássicos. Dos dois times dependem diretamente o êxito ou fracasso de uma temporada. Até que um deles pode cair de produção, de rendimento, andar tropeçando pelas tabelas, mas o outro, em hipótese alguma poderá estar mal. Porque se ambos empreenderem campanhas medíocres, o campeonato inteiro irá para o brejo em emoções, em motivação, em afluência de publico e, conseqüentemente, em fracasso total da competição.
Em 1952, o CSA atravessava uma excelente fase e terminou conquistando o titulo de campeão alagoano daquele ano. Os azulinos possuíam um time jovem, com craques de altíssima qualidade onde despontava um garoto chamado Dida. O CRB estava com altos e baixos em uma campanha irregular. O CSA foi superior em tudo, chegou a ponto de vencer o velho rival por três vezes em apenas oito dias. Uma façanha rara e difícil de acontecer.
Numa semana festiva de aniversário, foi programada uma série de três partidas entre os dois clubes. A primeira, domingo 14 de setembro, o CSA venceu por 3×1 na pajuçara. A segunda, no dia 16 ainda na pajuçara, o CSA voltou a vencer por 4×0 no famoso jogo do Xaxado. E a terceira, no domingo, dia 21, novamente deu CSA e por 1×0 também na pajuçara. Esses resultados geraram uma gozação geral da torcida azulina que espalhou por toda a cidade o novo telefone do clube da pajuçara: “3-1-4-0-1-0. Naquele tempo os telefones da nossa cidade tinham seis números. E num clássico de tamanha envergadura tudo acontece. Tudo pode acontecer.
Detalhes dos três jogos.
Dia 14 – CRB 1 x CSA 3 – Primeiro turno do campeonato
Gols: Dengoso 2 e Cão (CSA). Arroxelas (CRB)
Local: pajuçara
Juiz: Doquinha Santa Rita
CSA: Dudu. Bem e Mogi. Oscarzinho. Zanélio e Neu.
Cão. Biu Cabecinha. Dida. Dengoso e Edgar.
CRB: Levino. Ferrari e Miguel Rosas. Netinho. Castanha e Mourão.
Santa Rita. Arroxelas. Eduardo. Dario e Zeca.
Dia 16 – CRB 0 x CSA 4 – Amistoso
Gols de Edgar 2. Dengoso e Ferrari contra.
Local: Pajuçara
Juiz: Waldomiro Breda
CSA: Almir. Bem e Aristides. Oscarzinho. Zanélio e Neu.
Napoleão (Ié). Biu Cabecinha. Dida (Bemvindo). Dengoso e Edgar.
CRB: Levino (Luiz). Helio Ramires (Ferrari) e Miguel Rosas. Netinho. Castanha e João Moura. Sansão. Arroxelas (Santa Rita). Dario. Mourão (Zé Cicero) e Zeca.
Dia 21 – CRB 0 x CSA 1 0- Amistoso
Gol de Dida
Local: Pajuçara
Juiz: Hildebrando Codá
CSA: Almir. Bem e Mogi (Arestides). Oscarzinho. Zanélio e Neu.
Walfredo (Napoleão) (Zé Maria). Dida. Biu Cabecinha. Dengoso e Edgar.
CRB: Levino. João Moura e Miguel Rosas. Netinho. Castanha e Mourão.
Zé Cícero. Eduardo. Dario (Fernando). Divaldo e Zeca (Motorzinho).
Por Lauthenay Perdigão