Os municípios alagoanos que ultrapassaram a meta pactuada junto ao Governo de Alagoas em relação à edição 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, serão contemplados com o Prêmio Escola Nota 10. O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, promovem a cerimônia nesta sexta-feira (8), às 10h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
Serão premiados os municípios Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Limoeiro de Anadia, São Miguel dos Milagres, Piranhas, Jaramataia, Coruripe, Roteiro, Teotônio Vilela, Belém, Cacimbinhas, Viçosa, Pindoba, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Feliz Deserto, São Luís do Quitunde, Boca da Mata, Maravilha, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Olho d’Água Grande, Água Branca, Novo Lino, Satuba, Minador do Negrão e Coqueiro Seco.
Escola 10 – O Escola 10 foi lançado em 2017 como uma proposta de articulação com os municípios para a melhoria da qualidade da educação em Alagoas. Dentre as principais estratégias estão o acompanhamento pedagógico de todas as escolas públicas municipais e estaduais, com a realização da Prova Alagoas com diagnóstico, fornecimento de material didático complementar, designação de três mil articuladores de ensino para atuar em todas as escolas, além das formações para articuladores, secretários municipais de Educação e gestores das escolas da rede estadual.
O programa se tornou lei em novembro de 2018, após ser sancionado pelo então governador em exercício, Luciano Barbosa, como política permanente de garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes das redes públicas municipais e estadual em Alagoas.
Texto de Ana Paula Lins e José Arnaldo