Destaques das assessorias : Dia do Trabalho no Benedito Bentes

Projeto Diálogos Jurídicos realiza palestras no mês de maio

Congresso reúne médicos espíritas em Alagoas

Governo apóia comemorações ao Dia do Trabalho no Benedito Bentes

Secretaria de Esporte participa da conferência livre da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Direito
Projeto Diálogos Jurídicos realiza palestras no mês de maio

O Projeto Diálogos Jurídicos, iniciado em 2008, está dando continuidade as suas atividades. E uma série de palestras serão proferidas no mês de maio. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) e a coordenação do curso de Direito – nos turnos vespertino e noturno – esperam a participação dos discentes nos eventos.

O ciclo se inicia dia 06 de maio, com uma palestra do professor doutor Ivan Luiz Silva, às 19h, no Auditório da Íris. O tema abordado será “Pressupostos constitucionais da intervenção criminal”. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20 de abril, no NEPE.

Já no dia 19 de maio, o palestrante Davi Ferreira da Guia, procurador do município de Maceió, falará sobre “Direito Urbanístico e Plano Diretor”.  A palestra também será realizada no Auditório da Íris, e também pode ser feita no NEPE a partir do dia 12 de maio.

A última palestra acontece no dia 26 de maio, no mesmo local e será proferida por Beclaute Oliveira Silva, professor da Universidade Federal de Alagoas, mestre pela UFAL e doutorando em Direito pela UFPE. O tema do evento que encerra o ciclo é “Fundamentação da sentença: interpretação e aplicação do Direito”. Para este dia as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 20 de maio, também no NEPE. Mais informações pelos telefones (82) 3215-5229/ 3215-5165.

 

Congresso reúne médicos espíritas em Alagoas

“A Contribuição de Chico Xavier para a Integração Saúde e Espiritualidade” é o tema de abertura do V Encontro de Medicina e Espiritualidade de Alagoas, que irá acontecer no período de 14 a 16 de maio, no Centro de Convenções de Maceió.

A conferência é uma homenagem das Associações Médico-Espíritas ao centenário do médium de Uberaba e será ministrada pela médica ginecologista Marlene Nobre, de São Paulo. Além de presidente da AME-Brasil, da AME-Internacional e membro do Conselho Internacional de Espiritismo, ela também foi amiga pessoal de Chico. O evento terá início às 20h30 da sexta-feira e a entrada será franqueada ao público.

Paralelo ao encontro alagoano, que é realizado de dois em dois anos pela Associação Médico-Espírita de Alagoas – AME-AL, Maceió estará sediando, este ano, o VI Congresso Norte-Nordeste das Associações Médico-Espíritas. O evento é de grande importância para a área médica e uma oportunidade imperdível para os demais profissionais da saúde, além de acadêmicos e os interessados em geral.

Nos dias subsequentes, médicos de vários estados brasileiros estarão debatendo temas relacionados a essa “nova medicina”, que define saúde como um completo bem-estar físico, mental, social e espiritual do ser, e considera o indivíduo não apenas como um corpo físico, mas um espírito imortal, cuja gênese da maioria das enfermidades que o assolam se encontra em outras encarnações.

Na manhã do sábado (15), o psiquiatra gaúcho Sérgio Lopes iniciará o encontro falando sobre as “Causas Espirituais das Doenças Mentais”, e o médico psicoterapeuta (especialista em TVP – Terapia Regressiva a Vivências Passadas) Alberto Almeida fechará os trabalhos do dia com a conferência “Espiritismo – Ciência, Filosofia e Espiritualidade a Serviço da Saúde Integral”.

Entre os painéis que serão apresentados durante o evento, destacam-se os temas “A Questão Espiritual dos Animais”, com Irvênia Prada (SP); “Como Lidar com a Idéia Suicida?”, com Roberto Lúcio (MG); “A Esquizofrenia sob Novo Prisma”, com Fernando Souza (CE); “Da Alma ao Corpo Físico”, com Décio Iândoli (MS); “Pesquisas com Células Tronco: Perspectivas Atuais”, com Adirana Kátia (SE); e “O Complexo de Culpa na Psicologia de Joanna de Angelis”, com Sérgio Lopes (RS).

No domingo (16), além dos painelistas, Ivânia Prada (SP) irá apresentar a trajetória do espírito “Do Átomo ao Arcanjo” e o publicitário pernambucano Frederico Menezes encerrará o evento com a conferência “O Evangelho e a Saúde Integral”.

 As inscrições podem ser feitas na sede da Federação Espírita do Estado de Alagoas, Centro, nas óticas Rio Branco do Maceió Shopping e no local do evento.

Maiores informações pelos fones: 9986-9748/8849-0026/99896384 ou pelo site www.amealagoas.com.br.

 

Governo apóia comemorações ao Dia do Trabalho no Benedito Bentes

 Ações de cidadania serão realizadas sexta e sábado, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes 2

 por Fabiano Sarmento

 Alagoas 28/04/2010 – O governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, apóia a realização da Festa da Integração Social do Trabalho, em comemoração ao Dia do Trabalho, promovida pelo Conselho das Associações e Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes.

 A programação começa nesta sexta-feira, dia 30, às 8h, e termina no sábado à noite, e conta também com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura e da Educação.

 A sexta-feira começa com apresentações culturais e atividades educativas. Mais de mil alunos das escolas da 14ª Coordenadoria Regional de Ensino de Alagoas irão concorrer ao prêmio de R$ 500,00 de um concurso de redação, que tem como tema: O trabalho dignifica o homem. A premiação será distribuída para 3 ganhadores.

 Medalhas e troféus serão entregues às escolas e professores vencedores do concurso. As ações serão realizadas na Praça Padre Cícero e deve contar com a presença de mais de três mil pessoas da região.

 No sábado, dia 1º, pela manhã, a população será beneficiada com ações gratuitas de emissão de carteiras de trabalho e participa de atividades esportivas. À tarde e à noite, o Benedito Bentes conta com apresentações culturais e shows musicais, de grandes bandas locais e regionais.

Conferência do Esporte

 Secretaria de Esporte participa da conferência livre da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Encontro também discutiu metas e propostas para a conferência nacional

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Alagoas, realizou nesta quarta-feira (28), na sede da instituição, em Maceió, a sua conferência livre para a III Conferência Nacional do Esporte, que será realizada de 3 a 6 de junho, em Brasília (DF). O evento, que contou com o apoio do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), também discutiu propostas e metas para o encontro nacional.

A conferência livre da CTB/Alagoas serviu de preparatória para a III Conferência Nacional do Esporte – convocada pelo Ministério do Esporte, que tem como tema o “Plano Decenal de Esporte e Lazer – 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”. Durante as discussões foram escolhidas as propostas de ações e metas para a área do esporte no Estado, em particular, para os trabalhadores.

A superintendente de Esporte e Desporto Escolar da SEE, Camilla Alves, fez uma explanação sobre a conferência e destacou que a questão é que sejam elaboradas políticas de estado, e não de governo, para que o próximo governante seja qual for, tenha isso como lei e seja obrigado a cumprir. “É preciso acabar com essa prática de se realizar um trabalho numa gestão e quando muda para outra, se desfaz tudo aquilo já construído. No esporte e lazer a gente também está tentando acabar com essa prática, quando participamos da elaboração do plano decenal proposto pelo Ministério do Esporte”, declarou Camilla.

Segundo o presidente da CTB/Alagoas, Gerivaldo Pontes, essa oportunidade que o atual governo abriu é única, “que nenhum outro ofereceu é um horizonte para os trabalhadores participar e opinar da sua vida, porque o esporte faz parte da vida do trabalhador brasileiro e alagoano, que não estão fora do contexto da vida nacional. Ele tem lazer, esporte e educação, e tem obrigação de participar”, disse.

Gerivaldo alegou ainda que chegou a vez dos trabalhadores se empenharem, se imbuírem no espírito da participação e de fazer um esporte para o desenvolvimento. “E que venha contribuir no avanço da sociedade brasileira criando a expectativa de uma sociedade marchando para uma unidade nacional”, afirmou o dirigente da CTB/Alagoas.

 

 

 

Deixe um comentário