– Projeto Diálogos Jurídicos realiza palestras no mês de maio
– Congresso reúne médicos espíritas em Alagoas
–Governo apóia comemorações ao Dia do Trabalho no Benedito Bentes
– Secretaria de Esporte participa da conferência livre da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Direito
Projeto Diálogos Jurídicos realiza palestras no mês de maio
O Projeto Diálogos Jurídicos, iniciado em 2008, está dando continuidade as suas atividades. E uma série de palestras serão proferidas no mês de maio. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) e a coordenação do curso de Direito – nos turnos vespertino e noturno – esperam a participação dos discentes nos eventos.
O ciclo se inicia dia 06 de maio, com uma palestra do professor doutor Ivan Luiz Silva, às 19h, no Auditório da Íris. O tema abordado será “Pressupostos constitucionais da intervenção criminal”. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20 de abril, no NEPE.
Já no dia 19 de maio, o palestrante Davi Ferreira da Guia, procurador do município de Maceió, falará sobre “Direito Urbanístico e Plano Diretor”. A palestra também será realizada no Auditório da Íris, e também pode ser feita no NEPE a partir do dia 12 de maio.
A última palestra acontece no dia 26 de maio, no mesmo local e será proferida por Beclaute Oliveira Silva, professor da Universidade Federal de Alagoas, mestre pela UFAL e doutorando em Direito pela UFPE. O tema do evento que encerra o ciclo é “Fundamentação da sentença: interpretação e aplicação do Direito”. Para este dia as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 20 de maio, também no NEPE. Mais informações pelos telefones (82) 3215-5229/ 3215-5165.
Congresso reúne médicos espíritas em Alagoas
“A Contribuição de Chico Xavier para a Integração Saúde e Espiritualidade” é o tema de abertura do V Encontro de Medicina e Espiritualidade de Alagoas, que irá acontecer no período de 14 a 16 de maio, no Centro de Convenções de Maceió.
A conferência é uma homenagem das Associações Médico-Espíritas ao centenário do médium de Uberaba e será ministrada pela médica ginecologista Marlene Nobre, de São Paulo. Além de presidente da AME-Brasil, da AME-Internacional e membro do Conselho Internacional de Espiritismo, ela também foi amiga pessoal de Chico. O evento terá início às 20h30 da sexta-feira e a entrada será franqueada ao público.
Paralelo ao encontro alagoano, que é realizado de dois em dois anos pela Associação Médico-Espírita de Alagoas – AME-AL, Maceió estará sediando, este ano, o VI Congresso Norte-Nordeste das Associações Médico-Espíritas. O evento é de grande importância para a área médica e uma oportunidade imperdível para os demais profissionais da saúde, além de acadêmicos e os interessados em geral.
Nos dias subsequentes, médicos de vários estados brasileiros estarão debatendo temas relacionados a essa “nova medicina”, que define saúde como um completo bem-estar físico, mental, social e espiritual do ser, e considera o indivíduo não apenas como um corpo físico, mas um espírito imortal, cuja gênese da maioria das enfermidades que o assolam se encontra em outras encarnações.
Na manhã do sábado (15), o psiquiatra gaúcho Sérgio Lopes iniciará o encontro falando sobre as “Causas Espirituais das Doenças Mentais”, e o médico psicoterapeuta (especialista em TVP – Terapia Regressiva a Vivências Passadas) Alberto Almeida fechará os trabalhos do dia com a conferência “Espiritismo – Ciência, Filosofia e Espiritualidade a Serviço da Saúde Integral”.
Entre os painéis que serão apresentados durante o evento, destacam-se os temas “A Questão Espiritual dos Animais”, com Irvênia Prada (SP); “Como Lidar com a Idéia Suicida?”, com Roberto Lúcio (MG); “A Esquizofrenia sob Novo Prisma”, com Fernando Souza (CE); “Da Alma ao Corpo Físico”, com Décio Iândoli (MS); “Pesquisas com Células Tronco: Perspectivas Atuais”, com Adirana Kátia (SE); e “O Complexo de Culpa na Psicologia de Joanna de Angelis”, com Sérgio Lopes (RS).
No domingo (16), além dos painelistas, Ivânia Prada (SP) irá apresentar a trajetória do espírito “Do Átomo ao Arcanjo” e o publicitário pernambucano Frederico Menezes encerrará o evento com a conferência “O Evangelho e a Saúde Integral”.
As inscrições podem ser feitas na sede da Federação Espírita do Estado de Alagoas, Centro, nas óticas Rio Branco do Maceió Shopping e no local do evento.
Maiores informações pelos fones: 9986-9748/8849-0026/99896384 ou pelo site www.amealagoas.com.br.
Governo apóia comemorações ao Dia do Trabalho no Benedito Bentes
Ações de cidadania serão realizadas sexta e sábado, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes 2
por Fabiano Sarmento
Alagoas 28/04/2010 – O governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, apóia a realização da Festa da Integração Social do Trabalho, em comemoração ao Dia do Trabalho, promovida pelo Conselho das Associações e Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes.
A programação começa nesta sexta-feira, dia 30, às 8h, e termina no sábado à noite, e conta também com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura e da Educação.
A sexta-feira começa com apresentações culturais e atividades educativas. Mais de mil alunos das escolas da 14ª Coordenadoria Regional de Ensino de Alagoas irão concorrer ao prêmio de R$ 500,00 de um concurso de redação, que tem como tema: O trabalho dignifica o homem. A premiação será distribuída para 3 ganhadores.
Medalhas e troféus serão entregues às escolas e professores vencedores do concurso. As ações serão realizadas na Praça Padre Cícero e deve contar com a presença de mais de três mil pessoas da região.
No sábado, dia 1º, pela manhã, a população será beneficiada com ações gratuitas de emissão de carteiras de trabalho e participa de atividades esportivas. À tarde e à noite, o Benedito Bentes conta com apresentações culturais e shows musicais, de grandes bandas locais e regionais.
Conferência do Esporte
Secretaria de Esporte participa da conferência livre da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Encontro também discutiu metas e propostas para a conferência nacional
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Alagoas, realizou nesta quarta-feira (28), na sede da instituição, em Maceió, a sua conferência livre para a III Conferência Nacional do Esporte, que será realizada de 3 a 6 de junho, em Brasília (DF). O evento, que contou com o apoio do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), também discutiu propostas e metas para o encontro nacional.
A conferência livre da CTB/Alagoas serviu de preparatória para a III Conferência Nacional do Esporte – convocada pelo Ministério do Esporte, que tem como tema o “Plano Decenal de Esporte e Lazer – 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”. Durante as discussões foram escolhidas as propostas de ações e metas para a área do esporte no Estado, em particular, para os trabalhadores.
A superintendente de Esporte e Desporto Escolar da SEE, Camilla Alves, fez uma explanação sobre a conferência e destacou que a questão é que sejam elaboradas políticas de estado, e não de governo, para que o próximo governante seja qual for, tenha isso como lei e seja obrigado a cumprir. “É preciso acabar com essa prática de se realizar um trabalho numa gestão e quando muda para outra, se desfaz tudo aquilo já construído. No esporte e lazer a gente também está tentando acabar com essa prática, quando participamos da elaboração do plano decenal proposto pelo Ministério do Esporte”, declarou Camilla.
Segundo o presidente da CTB/Alagoas, Gerivaldo Pontes, essa oportunidade que o atual governo abriu é única, “que nenhum outro ofereceu é um horizonte para os trabalhadores participar e opinar da sua vida, porque o esporte faz parte da vida do trabalhador brasileiro e alagoano, que não estão fora do contexto da vida nacional. Ele tem lazer, esporte e educação, e tem obrigação de participar”, disse.
Gerivaldo alegou ainda que chegou a vez dos trabalhadores se empenharem, se imbuírem no espírito da participação e de fazer um esporte para o desenvolvimento. “E que venha contribuir no avanço da sociedade brasileira criando a expectativa de uma sociedade marchando para uma unidade nacional”, afirmou o dirigente da CTB/Alagoas.