Destaques das assessorias : Colônia Leopoldina fica três dias sem energia

logotchuk

Informa :

Colônia Leopoldina fica três dias sem energia  

Câmara aprova Portal da Transparência e projetos do Executivo

Estado abre seleção para nutricionista, assistente social, psicólogo e pedagogo

Sine suspende atendimento  nesta sexta-feira em Maceió

 

 

 

Colônia Leopoldina fica três dias sem energia  

 

Nos últimos três dias o município teve o fornecimento de energia por apenas 12 horas  

 

Else Freire

A falta de energia constante nos últimos três dias vem causando sérios prejuízos e transtornos à população de Colônia Leopoldina. A Prefeitura do município está muito preocupada e já toma medidas extremas.

Segundo informações repassadas pelo secretário municipal de administração, Gilberto Sobreira, a falta de energia nas vias públicas preocupa muito porque aumenta a insegurança dos moradores. “Ainda não temos dados sobre aumento de ocorrências policiais, mas tememos pelo que pode acontecer. Há registros de prejuízos nas escolas, onde a merenda escolar começa a estragar por causa das geladeiras desligadas e as aulas estão suspensas. A comunicação também é precária, o único meio de falar por telefone é através das linhas fixas, os aparelhos celular já não funcionam”, informou.

Alguns serviços públicos também foram suspensos, na prefeitura não há expediente normal, os postos de saúde não podem realizar as vacinas, que precisam ser conservadas refrigeradas e somente os casos de emergência são atendidos no hospital local.

Segundo o prefeito, Casio Alexandre, o posto da Eletrobrás no município foi acionado, mas a informação é de que a falta seria um problema na CHESF em Pernambuco, que as linhas de transmissão teriam sido prejudicadas pelas últimas enchentes.

“O responsável pelo fornecimento de energia no município, não está dando a devida atenção ao caso, provocando indignação entre os moradores e pelo poder público também. Os danos causados são enormes, uma vez que, com a constante falta de energia, é comum que aparelhos eletro eletrônicos queimem, que alimentos armazenados em geladeiras ou câmaras frigoríficas se estraguem pelo tempo que passam sem refrigeração, que vacinas sejam perdidas, uma vez que necessitam ficar em baixa temperatura pra serem conservadas, dentre outros transtornos e inconvenientes”, ressaltou o prefeito.

Ainda segundo Casio, quando foram informados que a falta de energia era um problema em Pernambuco, o secretário municipal de Administração, foi enviado à Palmares e Xexéu, municípios pernambucanos mais próximos a Colônia.  “Quando fomos informados que o problema da falta de energia era responsabilidade de Pernambuco e não do fornecimento da empresa elétrica de Alagoas, enviei meu secretário para averiguar, ele esteve nas cidades mais próximas a Colônia e comprovou que lá o problema não existe”, afirmou.

Câmara aprova Portal da Transparência e projetos do Executivo

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, em sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (21), três projetos de lei encaminhados pelo Executivo. O mais importante deles versa sobre a concessão de crédito suplementar de R$ 1 milhão para a Agência Reguladora de Saneamento, a fim de que a mesma possa, de fato, regular as políticas públicas também relacionadas ao abastecimento d’água na Grande Maceió. Também em sessão extraordinária e que contou com a presença de 16 vereadores, o Legislativo Municipal aprovou ainda, já em duas discussões, projeto de lei, de autoria do vereador Galba Novaes (PRB), que cria o Portal da Transparência.

“Trata-se de um projeto muito importante porque dará efetiva transparência às políticas públicas discutidas pela Câmara de Maceió, a fim de que o cidadão possa ter acesso, por meio da internet, a quaisquer informações sobre este poder. A homenagem para José Alencar, que dará nome ao portal, não é partidária [o vice-presidente da República é o do mesmo partido do vereador, o PRB], mas tão somente uma forma de reverenciá-lo por tudo o que ele representa à sociedade brasileira”, discursou o vereador Galba Novaes, que, na oportunidade, cobrou também celeridade à realização de audiência pública para se discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Nossa preocupação é para com a proximidade das eleições, em três de outubro”, recordou o vereador, lembrando conflito do regimento interno da Casa acerca da data limite para apreciação da Lei – que estabelece as prioridades para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2011 – antes de a Câmara entrar em recesso.

Em seguida, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Holanda (PMN), esclareceu que a marcação de audiências públicas compete às respectivas comissões, assumindo o compromisso de deferir as solicitações assim que estas cheguem à Mesa Diretora. Com isso, Galba Novaes – que preside a Comissão de Finanças –, informou que a data de sessão pública para discussão da LDO será anunciada na sessão plenária desta quinta-feira (21). “A Comissão de Justiça e Redação Final não foi óbice à matéria em momento algum. Faremos uma ampla sessão, a fim de que a Casa possa, sem atropelos, entrar em recesso”, reforçou o presidente da referida comissão, vereador Francisco Holanda (PP).

Outros projetos

Para dar celeridade à votação dos demais projetos que se encontravam pendentes de apreciação em plenário, o presidente Eduardo Holanda convocou sessão extraordinária para os vereadores presentes aprovaram também projeto de lei do Executivo que buscava o reconhecimento, pelo Município de Maceió, do microempreendedor individual, de modo a retirá-lo da informalidade.

Outra matéria – também do Executivo – igualmente aprovada por unanimidade versa sobre a regulamentação do ato de criação e sustentabilidade financeira do Pólo de Apoio Presencial de Maceió da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para oferta de cursos na modalidade à distância. Por fim, foram lidos os projetos que versam sobre a extinção de cargos comissionados à disposição da Mesa Diretora e sobre a data-base dos servidores efetivos da Câmara, que deverá ser o mês de março.

E entre os requerimentos já aprovados nesta quarta, o que concede a comenda Pontes de Miranda (uma das mais importantes condecorações do Legislativo Municipal) à promotora Fernanda Moreira foi lembrado pelo vereador Galba Novaes, autor da iniciativa, como uma forma ‘de se reconhecer o trabalho que a integrante do Ministério Público Estadual vem desenvolvendo a frente da Fazenda Pública Municipal’.

Mais discussão

Na tribuna da Casa Mário Guimarães, os vereadores repercutiram ainda denúncia dando conta de que oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro estariam envolvidos em esquema de desvio de donativos que seriam destinados aos desabrigados da chuva em Alagoas e Pernambuco. Oscar de Melo (PP) foi o primeiro a levantar discussão sobre o tema, aparteado pelo vereador Francisco Holanda, vice-presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) e que recomendou o não recebimento, pela entidade, de doações aos desabrigados, ‘para se evitar situações do tipo’.

Também em aparte, a vereadora Heloísa Helena utilizou a tribuna para cobrar pontualidade aos colegas vereadores, já que, nessa terça-feira (20), não houve sessão ordinária por falta de quórum (apenas quatro parlamentares estiveram presentes no horário regimental).

Estado abre seleção para nutricionista, assistente social, psicólogo e pedagogo

Vagas são destinadas a prestadores de serviços em regime de dedicação exclusiva

 

Mirella Costa

 

Devido ao estado de Calamidade Pública e emergência decretado no Estado, foi publicado na edição desta quarta-feira (21) do Diário Oficial do Estado, o aviso de convocação para contratação temporária de prestadores dos serviços sócio assistenciais.

 

Segundo a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, é muito importante que os profissionais participem deste processo seletivo, para reforçar o quadro técnico, oferecendo à população destes municípios atingidos um atendimento de qualidade.

 

As vagas são destinadas a prestadores de serviços em regime de dedicação exclusiva, para que atuem junto aos serviços de proteção nos municípios em situação de calamidade pública e emergências no Estado de Alagoas.

 

Foram abertas duas vagas para coordenador da equipe de trabalho social, 35 vagas para assistente social, onze para psicólogo, duas vagas para pedagogos e outras duas para nutricionista. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. O contrato tem a duração de três meses, podendo ser prorrogado por mais três meses.

 

Para participar do processo seletivo é necessário que o candidato seja brasileiro ou naturalizado, esteja em gozo dos direitos políticos e civis, esteja quite com as obrigações eleitorais e militares, possua a escolaridade exigida, seja maior de 18 anos, não tenha nenhum vínculo ativo no serviço público estadual, municipal, e/ou federal, esteja apto físico e mentalmente para o exercício das funções e comprove experiência mínima de seis meses na área da Política de Assistência Social.

 

Documentos exigidos

 

Na inscrição, o candidato deverá apresentar o diploma de conclusão de curso, cópia da identidade, cópia do CPF, cópia comprovante de residência, curriculum vitae documentado e a cópia da carteira de inscrição no órgão de classe.

 

É necessário apresentar ainda, uma declaração que não possui vínculo ativo no serviço público estadual, municipal, e/ou federal cujo modelo encontra-se disponível no edital. Será fornecido ao candidato, no ato da inscrição uma ficha a ser preenchida pelo candidato.

 

A seleção

 

A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão Especial de Julgamento do Processo Seletivo Simplificado e procederá à análise curricular, segundo critérios objetivos de pontuação. O resultado da seleção será divulgado pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 28 de julho de 2010.

 

As inscrições estão abertas e deverão ser realizadas de forma presencial entre os dias 21, 22 e 23 de julho de 2010, das 8h às 14h, na Coordenação Setorial de Gestão de Pessoas, na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, avenida Comendador Calaça, nº 1.399, Poço, Maceió, Alagoas.

 


Mirella Costa
————————————————————
Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social
Assessoria de Comunicação
(82) 8833-2969

Sine suspende atendimento  nesta sexta-feira em Maceió

 A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda de Alagoas informa que os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maceió irão suspender o atendimento ao público nesta sexta-feira, dia 23 de julho, por motivo do treinamento de todos os funcionários, que será realizado durante todo o dia. O atendimento, no Sine Alagoas, será retomado na segunda-feira, dia 26 de julho.

 

Sine oferta vaga para controlador de pragas

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) Alagoas está ofertando vaga de emprego para controlador de pragas em lavouras. As exigências ao candidato para o emprego são: ter segundo grau completo, habilitação para dirigir, nas categorias A e B, e disponibilidade para viajar .

Os interessados na vaga devem comparecer até esta quinta-feira, dia 22 de julho, de 8h às 12h, no posto de atendimento do Sine Alagoas, no bairro de Jaraguá, em Maceió, munidos de currículo. Mais informações, ligar para a Central de Vagas, pelos telefones: 3315.1875 e 3315.1877.

Deixe um comentário