–Mais quatro serão julgados por assassinato de empresário
-Governo promove II Encontro de Gestores de Esporte e Lazer
–Presidente da Câmara volta a manifestar apoio a prefeito
–Vereador defende ações de educação sexual em escolas do Município
Mais quatro serão julgados por assassinato de empresário
O 1º Tribunal do Júri julga nesta quarta-feira (3), a partir das 8h, o policial militar Jairo Sebastião Dantas, o ex-PM, Edilson José Correia do Nascimento e o comerciante José Alexandre Pereira Clemente pelo assassinato do empresário José Maria dos Santos, o “Araújo”, ocorrido em fevereiro de 2006, em Maceió. O fotógrafo José Carlos de Almeida Santos, um dos mentores intelectuais do crime, também será julgada, mas a revelia já que ele está foragido desde o assassinato. O promotor escalado para o julgamento é Magno Alexandre Moura. Ele já conseguiu a condenação de outros acusados no caso por homicídio triplamente qualificado.
A morte foi encomendada por Maria José dos Santos, a Nena, que vivia maritalmente com o empresário José Maria dos Santos, mas era amante do fotógrafo. Ela já foi julgada no ano passado e condenada a 31 anos de reclusão (regime fechado). Mais quatro envolvidos no crime já foram julgados. Marcelo da Silva Correia foi condenado a 24 anos de reclusão. Luiz Aquino pegou 33 anos por ter participado diretamente do homicídio. Maciel Gomes da Silva foi condenado a 3 anos de reclusão, por receptação de objeto roubado. Ele comprou o carro da vítima, a Jário e Luiz Aquino, por R$ 500. E o policial militar Antonio Rita da Silva foi absolvido.
Segundo o promotor de Justiça Magno Alexandre Moura, o crime foi uma trama ardilosa para que Nena e seu amante ficassem com todos os bens da vítima – ela inclusive participou das buscas ao corpo do empresário sempre chorando copiosamente. No crime, Araújo foi dopado e morto por asfixia, com um fio de telefone. O corpo só foi achado depois de 41 dias após ter sido jogado em um matagal nas proximidades da cidade de Satuba.
Por este ser um caso emblemático, em todos os julgamentos o auditório ficou lotado de amigos, parentes e operadores do direito. Inclusive, no ano passado, o município de Murici, terra natal do empresário, prestou uma homenagem à José Maria dos Santos, batizando uma das ruas com seu nome. Durante o evento, foi destacado o exemplo de cidadão que Araújo foi enquanto em vida.
Para mais informações sobre o MPE acesse o site www.mp.al.gov.br
Governo promove II Encontro de Gestores de Esporte e Lazer
Evento pretende reunir em Maceió, nesta sexta-feira, representantes de todos os municípios alagoanos
No momento em que o Brasil vem consolidando estudos e experiências de Políticas Públicas em Esporte e Lazer, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE, realizará nesta sexta-feira (5), das 8h às 17h, no auditório do Palácio República dos Palmares, em Maceió, o II Encontro de Gestores do Esporte e Lazer de Alagoas, que lançará a III Conferência Estadual de Esporte, fortalecendo o debate acerca da configuração de Políticas Públicas de Estado para o Esporte e Lazer no Estado de Alagoas através da capacitação dos gestores municipais e junto a estes deflagrar o período das etapas regionais. O evento será aberto pelo governador Teotonio Vilela Filho.
O encontro contará com palestras de técnicos do Ministério do Esporte, e tem como meta a participação de todos os gestores de esporte e lazer dos 102 municípios alagoanos, presidentes de federações e associações esportivas, coordenadores de educação física e esporte das CEs, Coordenadores dos Cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior de Alagoas, bem como dar prosseguimento aos objetivos propostos com a criação desse encontro: proporcionar a discussão entre os órgãos executivos municipais, estaduais e federais, das diretrizes norteadoras de políticas setoriais em esporte e lazer, encurtando a distância entre o poder público e a sociedade, contribuindo assim, com elementos para planejamento das gestões públicas no âmbito do esporte e lazer de todo o Estado.
O II Encontro de Gestores terá como temática principal a “III Conferência Estadual do Esporte”, como um dos passos para a elaboração das propostas do Estado de Alagoas nas Etapas regionais e/ou municipais para serem discutir em âmbito nacional durante a III Conferência Nacional de Esporte que será realizada em Brasília-DF, em Junho deste ano onde será discutido o Plano Decenal de Esporte Lazer.
“Estamos demonstrando o nosso interesse para realização das próximas edições visando discutir a participação do terceiro setor, principalmente das organizações não-governamentais (Ong’s), onde a relação com o poder público é buscar compreender o real poder de cada um desses na construção, implementação e avaliação das políticas públicas em esporte e lazer, que teremos a honra e satisfação de convidá-los a participar”, ressaltou o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, coordenador do encontro, que foi pessoalmente, na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, convidar os prefeitos.
Camilla Alves, gerente Executiva de Esportes Comunitários da SEE, responsável pela coordenação técnica do evento, disse que é importante nesse momento traçar um pouco os caminhos trilhados pela edição anterior para as entidades, gestores públicos e demais interessados terem conhecimento da trajetória do Encontro de Gestores do Esporte e Lazer. “A I edição desse encontro aconteceu no dia 5 de outubro de 2007, com foco em relatos de experiências inovadoras e progressivas na gestão do esporte e lazer que estavam sendo implementadas no Brasil, principalmente em nível municipal”, lembrou.
“A demanda por esporte e lazer em nosso estado cresce a cada dia, o que não nos diferencia dos demais estados da Federação, no entanto a exemplo dos mesmos, as políticas públicas direcionadas a este setor crescem lentamente. Esse descompasso e a falta de capacitação das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento das mesmas geram um quadro desalentador, o que trava a efetivação de programas e projetos para a população”, justificou Camilla.
Segundo Jorge VI, ao promover o II Encontro de Gestores do Esporte e Lazer, o governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, reafirmam o compromisso de incentivar e desenvolver programas de capacitação de recursos humanos, buscando melhoria da formação e qualificação dos gestores municipais. “Será através dessa ação que eles obterão maiores subsídios para atuarem em suas comunidades de forma mais objetiva e organizada, com ações que contribuam para a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e a formação da cidadania através da prática esportiva e do lazer”, conclui.
Vereador defende ações de educação sexual em escolas do Município
O vereador Marcelo Gouveia (PRB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Maceió na manhã desta terça-feira (2) para alertar os demais vereadores, bem como a sociedade sobre o alto índice de doenças sexualmente transmissíveis- DSTs, AIDS e de gravidez em adolescentes e jovens no Brasil, em especial na região Nordeste. Para tentar conter esta realidade o vereador protocolou na Casa, nesta manhã, o Projeto de Lei n. º 09/2010 que dispõe sobre o Programa Municipal de Saúde Sexual e Reprodutiva dos Jovens e Adolescentes nas escolas municipais de Maceió.
Durante seu discurso Gouveia apresentou dados do Ministério da Saúde onde aponta que no País cerca 10,3 milhões de jovens são atingidos pelas DSTs. O vereador alertou ainda que na região Nordeste estes índices apresentam os maiores picos. “ Esse dado é preocupante tendo em vista que junto as DSTs aumentam também os casos de AIDS entre jovens. Outro fator preocupante é a gravidez na adolescência que além de ser um risco para as jovens, gera um grande conflito social, onde crianças e jovens passam a ser mães sem estarem preparadas para a maternidade”, destacou o vereador.
Ao falar do projeto o vereador Marcelo Gouveia destacou, ainda, que o mesmo tem como objetivo promover no ambiente escolar, ações de prevenção e de conscientização sobre a gravidez precoce e as DSTs, bem como disponibilizar orientações quanto aos métodos contraceptivos. O projeto, segundo Gouveia prevê também campanhas de divulgação de todos os serviços oferecidos pelas as unidades públicas de saúde, disponibilizados aos jovens no tocante a prevenção e ao tratamento das DSTs.
Ao ouvir o pronunciamento do vereador Marcelo Gouveia a vereadora Fátima Santiago (PP) usou a tribuna para ressaltar a importância do tema levado ao plenário e destacou a necessidade de uma ação urgente da saúde pública. Segundo a vereadora a cada dia os jovens iniciam mais cedo a sua sexualidade e isso gera uma repercussão social negativa. “Acredito que hoje para conter esta realidade se faz necessário uma campanha de educação sexual mais efetiva, a qual deve envolver os pais, crianças, jovens e adolescentes em um debate amplo sobre o tema, acabando com os tabus”, falou Santiago.
Presidente da Câmara volta a manifestar apoio a prefeito
O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Eduardo Holanda (PMN), utilizou a tribuna do plenário Galba Novaes de Castro, na sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 02, para fazer pronunciamento em defesa do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) – que, nessa segunda, anunciou oficialmente que não será candidato a governador de Alagoas. O vereador Eduardo Holanda, que esteve presente à reunião do Partido Progressista, em sua sede na Jatiúca, disse aos colegas vereadores que a decisão de Almeida não é pessoal, mas política.
“Há diversos interesses inerentes à disputa pelo Governo do Estado. É preciso respeitar as alianças. Aquela formada em Brasília e alardeada pelos jornais já não é mais a mesma, já que o prefeito garantiu que irá concluir seu mandato”, comentou o presidente da Câmara, destacando a assiduidade dos parlamentares neste início de ano legislativo.
“Em nenhum instante o prefeito disse que seria candidato, em respeito ao povo maceioense e também por não sentir segurança, apesar de sempre ter sido cotado como um forte adversário do governador Teotonio Vilela, pré-candidato à reeleição. Aqui na Câmara, vamos continuar cumprindo o nosso papel”, emendou o vereador, que foi aparteado por Galba Novaes (PRB) e Francisco Holanda (PP) – que, por sua vez, engrossou as palavras do presidente estadual do PP, o deputado federal Benedito de Lira.
“A legenda terá de ser ouvida. Somos cinco vereadores nesta Casa e o partido tem conseguido trazer recursos, por meio do Ministério das Cidades, que é do PP. São provas de que o partido é forte”, salientou o vereador.
Ainda durante a sessão desta terça-feira, o presidente do Legislativo Municipal falou à imprensa sobre seus projetos acerca do trânsito em Maceió.
“Estaremos sempre discutindo alternativas que possam contribuir à fluidez do fluxo de veículos. Por isso, tenho mantido contato permanente com o secretário Mozart Amaral [titular da Infraestrutura], a fim de possamos sempre debater possibilidades, a exemplo da construção de uma via ligando o bairro Santa Amélia à orla lagunar, no Vergel do Lago”, avaliou o vereador, voltando a reforçar a viabilidade da proposta, de sua autoria e que promete desafogar o trânsito, nos horários de pico, na principal via de acesso às partes alta e baixa da cidade: a Avenida Fernandes Lima.