Informa :
29 de maio) é o 149º dia do ano no calendário gregoriano (150º em anos bissextos). Faltam 216 para acabar o ano.
Feriados e eventos cíclicos
- Dia do Estatístico.
- Dia do Geógrafo.
- Dia Mundial da Energia.
- Dia do Sociólogo
(Wikipédia)
Tomada de Constantinopla
No dia 29 de maio de 1453, os turcos otomanos, comandados pelo califa Maomé II, tomaram a cidade de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. O acontecimento marcou o fim do Império Romano e o início da Era Moderna. Com a conquista, os turcos bloquearam as milenares rotas de comércio entre a Europa e o Oriente.
1453 – Constantinopla, capital do Império Bizantino, é tomada pelas forças turcas, o que marca o fim da Idade Média e o começo da Idade Moderna.
1765 – O czar Pedro II assume o trono da Rússia.
1791 – Revolução francesa: fala-se pela primeira vez no lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, na Sociedade de Amigos dos Direitos Humanos, que estudavam a possibilidade de que cada soldado levasse no peito uma placa com essas palavras.
1877 – Depois de intenso combate, o navio peruano Huáscar afunda os navios britânicos Shah e Amethist.
1879 – O Congresso Internacional de Geografia, reunido em Paris, aprova o projeto de Lesseps para a abertura do Canal do Panamá.
1913 – Estréia em Paris de A consagração da Primavera, de Stravinski, com coreografia de Nijinski.
1914 – Morrem 1.023 das 1.467 pessoas que o transatlântico Empress of Ireland transportava. Ele afundou após chocar-se com o cargueiro norueguês Storstad, devido ao nevoeiro no estuário do Rio São Lourenço, no Canadá.
1917 – Nasce John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos.
1923 – Os britânicos suspendem a constituição palestina, depois que os árabes se negam a cooperar.
1953 – Os alpinistas Edmond Hillary, da Nova Zelândia, e Tensing Norkay, do Nepal, são os primeiros homens a chegar ao topo do monte Everest (8.850 metros), o mais alto da Terra.
1958 – Morre Juan Ramón Jiménez, escritor espanhol, Prêmio Nobel 1956.
1969 – Estoura em Córdoba (Argentina) um movimento de trabalhadores e estudantes, conhecido como o Cordobazo, , que causou a morte de 14 pessoas.
1970 – É seqüestrado e depois assassinado o ex-presidente argentino Pedro Eugenio Aramburu, por um grupo denominado os Montoneros.
1972 – Os presidentes dos Estados Unidos, Richard Nixon, e da União Soviética, Leonid Brezhnev, assinam um tratado de coexistência pacífica.
1985 – Em distúrbios provocados por desordeiros britânicos, morrem 38 pessoas e 375 ficam feridas num estádio de futebol de Bruxelas.
1988 – Começa em Moscou a reunião de cúpula Reagan-Gorbachov em que se foi acertado um acordo sobre a notificação prévia do lançamento de mísseis intercontinentais e outro sobre a verificação conjunta de provas atômicas.
1989 – Declarado o estado de sítio na Argentina devido à onda de saques a estabelecimentos comerciais, provocada pela crise econômica. Os conflitos causam a morte de doze pessoas e deixam uma centena de feridos.
1990 – Boris Yeltsin vence as eleições para a presidência da República Russa.
1990 – Mais de 800 feridos em terremoto no norte do Peru.
1991 – O presidente americano, George Bush, propõe a proibição de programas de armas nucleares no Oriente Médio.
1992 – O governo dos Estados Unidos envia reforços para ajudar a supervisionar a volta de haitianos repatriados por ordem do presidente americano.
1993 – Chega à Guatemala uma delegação da OEA, para discutir o estado de emergência e dRedação Terrander o retorno à democracia.
1994 – Erich Honecker, governante da Alemanha Oriental por 18 anos, morre no Chile.
1996 – Benjamín Netanyahu, líder do partido conservador Likud, é eleito primeiro-ministro de Israel.
1997 – As autoridades de Angola anunciam que seu exército ocupa uma boa parte do norte do país, até então controlado pelo movimento rebelde Unita.
1999 – Olusegun Obasanjo assume a presidência da Nigéria tornando-se o primeiro civil a ocupar o cargo após 15 anos de regimes militares.
2000 – Alberto Fujimori se declara presidente eleito do Peru antes da data oficial, e seu opositor, Alejandro Toledo convoca uma marcha pacífica para anular as eleições.
2001 – A União Européia fixa em oito anos de prisão a pena mínima para aqueles que facilitarem a entrada de imigrantes ilegais.
Redação Terra