Secretarias se reúnem para aperfeiçoar modelo de gestão pública

Realizado pela Seplag, encontro levantou ações pertinentes ao Sistema de Gestão da Qualidade

Texto de Texto de Minne Santos

Represetantes de órgãos e secretarias de Estado se reuniram, nesta terça-feira (5), para mais uma edição do Fórum dos Comitês da Qualidade. Promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o encontro teve o intuito de alinhar diretrizes para o aperfeiçoamento do modelo de gestão que vem transformando a administração pública de Alagoas.

 

De acordo com a superintendente de Modernização e Gestão da Qualidade da Seplag, Adriana Maia, o evento é mais um momento para integrar os participantes da implementação do Sistema de Gestão Qualidade (SGQ), responsável pela organização e padronização dos processos e procedimentos do Estado.

 

“O fórum é indispensável porque estreita laços e faz com que novas ideias comecem a surgir. Cada secretaria passa a conhecer o trabalho da outra, a entender os entraves que tiveram de ser ultrapassados para a adesão a esse processo e, por consequência, todos aprendem e começam a adaptar o que deu certo para as suas realidades de trabalho”, explica Adriana.

 

Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag, Tadeu Barros, o trabalho em equipe é justamente um dos principais fatores que podem otimizar o serviço público como um todo no Estado.

 

“Esse encontro só reforça quão importante é, para o Governo e para a sociedade, que a administração pública incorpore, cada vez mais, a visão de conjunto. A partir do momento em que a gente pensa em equipe fica bem mais simples de melhorar a performance do nosso trabalho e alavancar as respostas à população”, afirma Tadeu.

 

Reconhecimento

 

Além de debater sobre o sistema de gestão, o fórum também reconheceu o empenho das secretarias que vêm se destacando nas ações de implementação do SGQ. Premiado no evento, o comitê da Qualidade da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) comentou sobre as dificuldades e melhorias que o grupo observou durante a implementação do sistema.

 

“A adesão ao SGQ requer, antes de tudo, uma mudança de postura e, justamente por isso, o que mais sofreu transformações na nossa pasta foi a questão da cultura organizacional. Hoje podemos dizer que, aos poucos, temos quebrado algumas barreiras e conseguido fazer com que o sistema faça parte da nossa rotina”, explica o representante do comitê da Seris, Edson Junior.

 

De acordo com o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, o Sistema de Gestão da Qualidade é um dos passos que o Governo tem dado para a otimização da administração pública local. Segundo ele, a expectativa é que iniciativas similares sejam cada vez mais fortalecidas dentro do funcionalismo.

 

“Precisamos avançar cada vez mais na gestão do nosso Estado, simplificar a vida das pessoas e trazer mais ações como essa, que inovam no serviço público e oferecem melhorias para toda a sociedade”, afirma o secretário.

 

Confira o ranking das secretarias e órgãos premiados pelo cumprimento das tarefas do Modelo de Gestão da Qualidade:

 

1º – Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal)

2º – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Emater)

3º – Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris)

 

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