Programa “Lugar de Família é na Escola” leva estudantes da rede e comunidade a utilizar estrutura de escolas para prática de atividades
Democratizando o acesso ao ambiente das unidades educacionais do município, o programa Lugar de Família é na Escola dobrou o número de escolas que abrem as portas aos fins de semana para a prática de atividades culturais e esportivas. Agora, 21 escolas irão dispor de seus equipamentos para receber a comunidade e estudantes.
Entre as atividades realizadas aos finais de semana, os treinos esportivos têm sido os mais procurados por crianças, jovens e adultos que frequentam as unidades, que contam com estrutura adequada, entre pátios e quadras cobertas, ginásios e vestiários à disposição da população, das 9h às 16h.
A promoção da interatividade e dos cuidados com a saúde física estão entre os objetivos do programa Lugar de Família é na Escola, que mais tem levado a comunidade para dentro das unidades aos fins de semana. Além disso, a segurança e um ambiente equipado garantem que estas práticas sejam realizadas com conforto.
Edla Pereira é moradora do bairro Santos Dumont e já participou de ações esportivas por diversas vezes durante os fins de semana nas Escolas Municipais Rui Palmeira, Antídio Vieira e Pompeu Sarmento. Entre as modalidades praticadas por ela e um grupo de amigos, estão o basquete, vôlei e handball.
Ela conta que a abertura das portas das unidades possibilitou que ela deixasse o sedentarismo. “Antes disso eu me considerava uma pessoa sedentária e agora eu tenho um local para praticar esporte de forma segura e confortável, além de poder interagir com várias pessoas através do esporte”, contou Edla.
Na Escola Maria José Carrascosa, o estudante do 4º ano da unidade e morador da região do Poço, Luan Mateus, celebrou o momento de segurança para a diversão e prática de esportes. “Antes da escola abrir para a gente brincar tinha que jogar bola na rua, no sol quente e agora a gente pode vir para escola jogar com os amigos”, disse.
Como participar
Moradores, lideranças comunitárias e conselheiros tutelares deverão preencher o formulário de atividade disponível neste link e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) através do e-mail familianaescola@semed.maceio.al.gov.br ou através dos telefones (82) 99611-8930 e (82) 9974-7636 (WhatsApp), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O número de vagas será definido de acordo com a capacidade de cada escola da rede municipal de ensino.
Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed